Com participação da UFPel, parecer técnico é contrário aos projetos de barramento do rio Camaquã

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) compõe desde 2021 grupo de trabalho, em conjunto com outras instituições, para avaliar os impactos ambientais do projeto de construção de pequenas centrais hidrelétricas na bacia do rio Camaquã. As análises realizadas sobre os estudos ambientais de seu planejamento e licenciamento foram publicadas em julho, na forma de parecer técnico. O documento manifesta o posicionamento contrário aos projetos de barramento do rio Camaquã, na forma como estão apresentados.

A UFPel contribuiu principalmente em relação à projeção dos impactos ambientais à biodiversidade do Rio Camaquã, “que abriga espécies restritas e até endêmicas de peixes e outros vertebrados, assim como de plantas e outros organismos já constantes em listas de espécies ameaçadas de extinção no Pampa”, sintetiza o comunicado da Representação Institucional da Universidade.

O parecer também ressalta impactos relativos ao sustento de comunidade ribeirinhas e danos irreversíveis ao relevo e à paisagem, entre outros prejuízos decorrentes da eventual instalação de centrais hidrelétricas. Mais informações estão disponíveis na página  da UFPel e do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Camaquã.