Início do conteúdo

Recital com José Daniel em homenagem aos 106 anos do Conservatório de Música da UFPel

Na próxima quarta-feira, 11 de setembro, às 19h30, o Salão Milton de Lemos do Conservatório de Música da UFPel será o palco do projeto “Guitarra Meridional”, apresentado pelo renomado violonista e professor José Daniel. O evento faz parte das celebrações pelos 106 anos do Conservatório.

A apresentação, coordenada pela professora Magali Richter, promete uma noite de música de alta qualidade, destacando o talento de José Daniel e a riqueza do repertório sul-americano.

A entrada é franca, e os participantes são convidados a contribuir com a doação de alimentos não perecíveis, que serão destinados a instituições de caridade.

Sinopse

Guitarra Meridional é uma proposta artística que apresenta ao público o Sul como epicentro de diversas culturas comungadas através da sonoridade da guitarra ibérica, o nosso amado violão. Buscando ampliar olhares sobre nossa própria cultura, bem como ressignificar a sonoridade do instrumento através de um concerto instrumental para violão solo. Deste modo, esta proposta pretende revisitar músicas de culturas populares do hemisfério meridional através de arranjos inéditos e composições próprias. A começar, por ritmos brasileiros como o choro e o samba-canção, e rumando ao sul, através da milonga pampeana, a zamba argentina, a tonada chilena e o candombe uruguaio. Por ser o nosso estado, uma região de fronteira entre o mundo lusófono e hispanófono, se tornou um ponto de confluências deste mosaico cultural. Tal hibridismo, se faz bem representado pela guitarra, que através de muitas mãos, se tornou um instrumento tão presente e difundido em nossa cultura. Se por um lado, é fruto da herança ibérica, por outro, a guitarra tem sido ressignificada por diversos atravessamentos na América Latina, representados por exemplo na obra Suite Candombera (José Daniel, 2021), composição nascida em Portugal que faz referência ao encontro entre os toques do tambor africano e a guitarra ibérica. Assim, esta proposta artística é uma homenagem aos povos do Sul, suas cores, sons, saberes e fazeres. Com o objetivo de promover o respeito e o amor pela diversidade cultural, riqueza maior de nossa América Latina, este concerto para violão é um convite para navegarmos pela sonoridade do Sul do mundo através das cordas de nossa Guitarra Meridional. Este concerto, visa ainda celebrar em 2024, os 20 anos de carreira do violonista.

Currículo

José Daniel atua como violonista, professor, pesquisador e produtor cultural. Já realizou mais de 150 concertos no Brasil, Argentina, Uruguai, Portugal, Espanha e Alemanha. Organizou 50 eventos culturais no RS, com destaque para a série Violões do Sul, I Festival Internacional de Violão do Mercosul (2013) e I Seminário Internacional de Violão do Pampa (2017). É Bacharel em Violão e Mestre em Memória e Patrimônio pela UFPel. Entre 2018 e 2022 cursou o doutorado em Performance Musical na Universidade de Aveiro, em Portugal. Neste período, estreou arranjos e composições em eventos internacionais como o V Encuentro Internacional de Docentes de Música de Cuenca, The 21st Century Guitar, III Jornades d’investigació artística en música dels Pirineus. A convite do Consulado do Brasil, realizou em 2018 um concerto no “Dia do Brasil” na Livraria Lello do Porto. Em 2022, recebeu o Prêmio Trajetórias Culturais-Mestra Griô Sirley pelo seu trabalho cultural e artístico. Em parceria com Alexandre Simon, integra desde 2009 o Latino-América Duo (LAD), com quem realizou concertos no Brasil e exterior. Em 2014, o duo foi premiado pela FUNARTE pelo projeto “Música sem Fronteiras” e em 2017, lançou seu primeiro CD, indicado ao Prêmio Açorianos. Em 2019, realizou uma turnê de 15 concertos em Portugal com o LAD e representou o Brasil na “X Semana de Cultura Latino-Americana de Frankfurt” na Universität Goethe. Em 2022 lançou a biografia “O Violão Pampeano de Lucio Yanel: Memórias de um fazer musical no Sul do Brasil”, obra finalista do Prêmio Profissionais da Música 2023 em Brasília, na categoria Educação-Biografias. Desde 2014, atua como professor de Violão do Curso de Licenciatura em Música da UNIPAMPA. Para celebrar seus 20 anos de carreira, está circulando com o projeto “Guitarra Meridional”, formado por arranjos e composições inspiradas na música sul-americana.

Publicado em 09/09/2024, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Conservatório de Música, recital.