Empresa americana de agronegócio financia projeto da UFPel sobre processamentos de sementes de soja

Na tarde da última quarta-feira (4), uma reunião entre a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Profile Industries ocorreu no Gabinete da Reitoria, com o objetivo de formalizar a reitora da Universidade, Isabela Fernandes Andrade, os resultados do projeto de extensão “Eficiência do uso de espiral rotativa no processamento de sementes de soja”.

A reunião contou a presença de dois representantes da Profile Industries, o superintendente de Inovação e Desenvolvimento Institucional, Vinicius Farias, a coordenadora de relações internacionais, Renata Bielemann, além de outras autoridades da UFPel. O projeto, coordenado pela professora Gizelle Ingrid Gadotti, foi oficializado em abril deste ano, após a empresa americana voltada para o agronegócio, Profile Industries, financiar o projeto com 40 mil dólares ao providenciar máquinas que promovem inovações e tecnologias no processamento de sementes, como a soja.

Além de trazer inovação e benefícios para o processo de sementes como a soja, milho, entre outros grãos, o projeto, que é conduzido pelo Centro de Engenharias da UFPel (CEng), também pretende comprovar, com dados científicos qualitativos, a eficiência dos equipamentos de espiral rotativa, que faz com que as sementes acelerem ou desacelerem de acordo com as configurações e qualidade física do lote,  o que influencia significativamente na separação das sementes. “Nossa Universidade terá um dado que o setor produtivo quer isso há muito tempo e ninguém consegue afirmar cientificamente” afirmou Gizele.

Ainda durante a formalização dos resultados do projeto, o superintendente de Inovação e Desenvolvimento Institucional, Vinicius Farias, ressaltou aos representantes da Profile Industries a importância de fechar parcerias com empresas privadas, visando o aperfeiçoamento dos serviços oferecidos pela Universidade: “Para nós é muito importante fazer parcerias com empresas que possam aprimorar as técnicas que nossa Universidade possui para melhorar nossos serviços oferecidos à comunidade”, destacou.  Ao final da reunião, Isabela agradeceu os representantes da Profile Ind pela parceria com a UFPel e destacou aos demais presentes o empenho da coordenadora do projeto por conseguir a parceria com a empresa americana: “O teu trabalho é fundamental para UFPel e o teu envolvimento e dedicação nesse projeto precisa ser exaltado e destacado.” ressaltou Isabela.

Na próxima semana de setembro, do dia 10 ao dia 13, ocorrerá o 22° Congresso Brasileiro de Sementes, em Foz do Iguaçu, no Paraná, onde professores e técnicos  da UFPel estarão presentes em duas palestras, um painel e simpósios. Durante o Congresso, também serão apresentados os resultados do projeto de extensão do CEng.

Publicado em 06/09/2024, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Ciência, inovação, jornalismo científico, Pesquisa.