UFPel se posiciona entre as melhores Universidades do mundo segundo pesquisa

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) marcou presença no ranking da Shanghai Ranking Consultancy, organização independente sobre inteligência de ensino superior, na edição de 2024. Divulgada no dia 15 de agosto, o ranking anual avalia as melhores universidades do mundo. A pesquisa levou em consideração mais de 2,5 mil instituições de ensino superior.

O Brasil, líder na América Latina em número de universidades classificadas, esteve presente com 18 instituições de ensino superior na lista deste ano, entre elas, mais de 80% são universidades federais, vinculadas ao MEC. As universidades que compõem a lista são: UFRGS, UFMG, UFRJ, UFPR, UFSC, UFSM, Unifesp, UnB, UFSCar, UFV, UFBA, UFC, UFG, UFPE, e UFPel. Além delas, também foram classificadas universidades estaduais como USP, Unesp e Unicamp.

O Rio Grande do Sul consolidou sua posição no cenário acadêmico global com três universidades na lista, a UFPel ocupou uma posição entre os 901-1000 colocados no ranking geral, e obteve destaque na área de Odontologia e Ciências Orais, ficando entre os 151-200 melhores. Os critérios utilizados para a avaliação incluem a qualidade da educação (com base em ex-alunos ganhadores de Prêmios Nobel ou Medalhas Fields), a qualidade da instituição (colaboradores ganhadores de Prêmios Nobel ou Medalhas Fields), o impacto da pesquisa acadêmica (artigos publicados em revistas de prestígio) e o desempenho per capita (performance acadêmica individual).

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPel, Flávio Demarco, comemorou a conquista da Universidade e a evolução expressiva em relação à pós-graduação. “É um reconhecimento importante para a consolidação que a UFPel está tendo como Universidade. Nossos programas de pós-graduação estão cada vez mais aumentando sua nota média em qualidade, ocasionando um reflexo positivo e significativo na Universidade”, enfatizou.

A reitora da Universidade Federal de Pelotas, Isabela Andrade, expressou orgulho ao comentar sobre a presença da UFPel no Ranking de Xangai destacando a competência dos pesquisadores, corpo docente, discente e técnico da universidade. “A classificação reforça, principalmente, o trabalho desenvolvido dentro da comunidade pesquisadora da UFPel, que apesar de toda dificuldade passada, mantém a Universidade figurando nos mais importantes espaços”, salientou.

A presença significativa das universidades brasileiras nesse ranking é um indicativo do crescente papel do Brasil na educação superior global. A Universidade Federal de Pelotas segue trabalhando para se manter bem avaliada entre as universidades brasileiras e mundiais, assim podendo contribuir academicamente para o desenvolvimento tecnológico do Brasil.

Publicado em 05/09/2024, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Ranking, ranking de universidades, rankings.