Bolsas de Estudo: UFPel abre cadastro reserva para estudantes negras e negros de cursos de Engenharia

Estudantes negras e negros dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária, de Materiais, de Petróleo, de Produção e Eletrônica podem se inscrever no Edital da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), voltado à formação de cadastro reserva para concessão de bolsas de estudo, dentro das políticas de ações afirmativas. As inscrições serão recebidas de 4 a 10 de setembro de 2024, por meio de formulário eletrônico.

O objetivo do programa é ampliar o ingresso e a permanência de pessoas negras nos espaços universitários, com estímulo às áreas do conhecimento historicamente com baixa representatividade dessa parcela da população. As informações sobre o processo estão disponíveis na página da Pró-Reitoria de Ensino (PRE).

O Edital é decorrente do Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) dos Ministérios Públicos (Estadual, do Trabalho e Federal) e Defensorias Públicas (Estadual e da União) com o Carrefour, para a promoção à diversidade e o combate ao racismo estrutural e à violência. As bolsas para estudantes de graduação de Instituições Públicas são uma das medidas previstas no TAC, resultado dos atos de violência que levaram à morte, em 19 novembro de 2020, de João Alberto Silveira Freitas, homem negro, em supermercado da rede Carrefour em Porto Alegre.

Publicado em 04/09/2024, nas categorias Informes Acadêmicos, Notícias.
Marcado com as tags Pró-Reitoria de Ensino.