Nota da Gestão da UFPel

Face ao cenário complexo e preocupante que a universidade tem vivenciado, diante da exposição nacional da situação que perpassa a consulta à comunidade para a nova reitoria e da quantidade alarmante de desinformação que tem sido difundida nos diversos espaços da comunidade acadêmica da UFPel, a gestão central vem a público prestar informações sobre o atual estágio do processo de eleição para a escolha de Reitor(a) e Vice-Reitor(a) da UFPel para o mandado 2025–2028, naquilo que lhe compete.

Indispensável lembrar que a Reitora da UFPel, presidente do CONSUN, já manifestou expressamente, por vídeo publicamente difundido, seu compromisso com a realização de um processo de consulta informal no mínimo paritária, transparente e democrático.

A reitora não é candidata. Cumpriu seu papel na história da UFPel. Assumiu a gestão da Instituição em nome de um projeto legitimamente escolhido pela comunidade.

Em nossa Universidade, em função de um histórico de lutas de sua comunidade, as entidades representativas das categorias de estudantes, técnico-administrativos(as) e docentes organizam uma consulta informal, cujo resultado vem sendo respeitado pelo Conselho Universitário no processo formal de eleição que ocorre no seu âmbito.

Este processo de consulta informal ainda não tem datas definidas, pois a Junta da Consulta Informal, ente tripartite que organizaria o processo, ainda não está integralmente composta, estando faltando a representação dos(as) estudantes, por divergências no regramento da consulta. É pela ausência de constituição integral da junta eleitoral que a lista do possível público votante não foi entregue pela UFPel às entidades sindicais.

Nesta semana recebemos uma nota conjunta da União Estadual dos Estudantes (UEE), União Nacional dos Estudantes (UNE) e Associação Nacional da Pós-Graduandos (ANPG) reafirmando a posição, já manifestada publicamente, de que a categoria estudantil atualmente não compõe o processo de consulta informal para eleição da reitoria da UFPel.

Os(as) estudantes pleiteiam que haja uma urna online ao menos para sua categoria, nos moldes da consulta em 2020, e que o processo ocorra durante o período de normalidade de atividades na Universidade. As direções dos sindicatos docente e dos técnicos-administrativos(as), por sua vez, deliberaram por fazer o processo em urnas de papel para todas as categorias, e aceitam que exista urna online apenas para estudantes em situações específicas e não para toda a categoria.

Os(as) estudantes, também, pedem garantias de que o processo ocorrerá enquanto a instituição está em pleno funcionamento, o que ocorrerá até dia 31 de agosto quando o semestre regular se encerrará para aqueles não impactados pela greve.

Entendemos que o processo de consulta está deflagrado na prática, com a campanha das três chapas concorrentes já em curso. Reforçamos nossa compreensão de que a consulta informal, organizada pelas entidades, é a maneira democrática de condução das eleições na UFPel, como foi, por exemplo, realizado em 2016 e 2020.

Esperamos que as entidades sindicais e a categoria estudantil possam chegar a um consenso para que alcancemos tempestivamente todas as definições, pelo que conclamamos às entidades a um diálogo franco na busca de um acordo, respeitadas as posições de cada uma das três categorias.

A escolha da reitoria pela comunidade da nossa Universidade é muito importante para nossa instituição, eis que reforça o compromisso com nossos valores e nossa missão. É um momento de debate de ideias e de ampla discussão sobre seu futuro, que precisa ser conduzido democraticamente, com lisura e serenidade.