Projeto Editorial “Nepfil online” completa dez anos

O Núcleo de Ensino e Pesquisa em Filosofia (Nepfil) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) foi criado em 2013, por iniciativa do Departamento de Filosofia, órgão vinculado ao Instituto de Filosofia, Sociologia e Política (Ifisp) da Instituição. Em dez anos de atividades, o Núcleo dedica-se à edição, em formato digital, das publicações do cursos de graduação, mestrado e doutorado em Filosofia da UFPel e de outras instituições.

O “Nepfil online” iniciou sua trajetória com a produção de livros didáticos para atender às necessidades dos cursos de licenciatura e bacharelado em Filosofia, com o compromisso de garantir acesso irrestrito aos materiais para todos os acadêmicos de forma gratuita. O trabalho era realizado pelo esforço voluntário da comunidade acadêmica.

Em 2024, conforme a avaliação do editor-chefe, Juliano do Carmo, o “Nepfil online” completou dez anos com “um expressivo catálogo”, composto por 110 volumes de obras autorais, coletâneas e traduções voltadas diversas áreas de interesse da Filosofia. “Nossa missão é promover a Filosofia em Língua Portuguesa para universalizar o acesso aos estudantes de todos os níveis de ensino no Brasil e de forma completamente gratuita”, sintetiza. Todas as obras podem ser acessadas na página do Projeto Editorial: https://wp.ufpel.edu.br/nepfil/.

Visibilidade e acesso

Com seu próprio prefixo editorial internacional (ISBN, na sigla em inglês), foram publicados os primeiros volumes em janeiro de 2014. Em seguida, o Projeto Editorial passou a dedicar-se aos livros digitais, pela ampliação da visibilidade e do acesso aos materiais publicados. Por essa razão, a coleção de livros impressos do Departamento de Filosofia (publicados pela Editora da UFPel): “Coleção Dissertatio Filosofia”, foi incorporada ao “Nepfil online”.

Logo após suas primeiras publicações, o “Nepfil online”, relata o editor-chefe, “ganhou rapidamente notoriedade”. As obras passaram a ser incorporadas nos projetos pedagógicos de diversos cursos de instituições públicas e privadas, viabilizadas pela Licença Creative Commons, permitindo o uso com atribuição de autoria, sem fins comerciais e compartilhamento nos mesmos parâmetros.

Parcerias

Em 2017, o “Nepfil online” firmou parceria com a Editora da UFPel para publicações em duplo selo (“Dissertatio Filosofia” e Editora da UFPel). A Coleção, em sua versão on-line, já possui 76 volumes publicados. Além dessa Série, o Nepfil, em conjunto com o Grupo de Pesquisa “Investigação Filosófica”, cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), desenvolveu um projeto de traduções de verbetes da Enciclopédia de Filosofia da Universidade de Stanford (Estados Unidos) para a língua portuguesa. Da parceria com o Grupo de Pesquisa, também surgiu a “Série Investigação Filosófica”, que hoje conta com 34 volumes publicados.