Equipes de handebol da UFPel se preparam para mais um JUGs

Prestes a sediar a etapa de handebol da 44ª edição dos Jogos Universitários Gaúchos (JUGs), no próximo dia 27 de julho, a Universidade Federal de Pelotas conta com um trabalho já consagrado dentro da competição com a referida modalidade.

Desde sua estreia, em 2014, as equipes de handebol da UFPel possuem um histórico de destaque dentro dos JUGs, sendo que no masculino foram obtidos dois títulos de campeões na competição gaúcha e nas demais participações sempre figuram entre as três primeiras colocações. Já no feminino em oito das nove edições disputadas também ficaram entre as três principais equipes gaúchas. O handebol da UFPel também foi responsável por representar o Rio Grande do Sul nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) nos anos de 2017 e 2022, disputando entre as melhores equipes universitárias do Brasil, conforme lembra Rose Silva, professora universitária aposentada da Universidade Federal de Pelotas e responsável pelas equipes de handebol da instituição.

Rose conta que iniciou suas atividades na Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia (ESEF) em 2012, com um projeto de extensão focado em desenvolver vivências relacionadas ao esporte, sem o objetivo de competir. Foi somente em 2014 que o projeto do handebol foi reestruturado, focando em levar o nome da Universidade Federal de Pelotas para dentro das competições universitárias como o JUGs, dos quais vem participando anualmente. Isso demonstra cada vez mais o potencial do handebol dentro da universidade, não apenas em termos de resultados, mas também em aspectos fora das quadras, como destaca a professora.

“Eu descobri o esporte universitário, o handebol, como uma grande possibilidade de interação dos alunos dentro da própria formação profissional. Essa questão de socializar, de aprender a lidar com o grupo, de conseguir superar as dificuldades, fortalece muito a formação inicial, seja ela na área que for. Outra característica que percebemos dentro do grupo de handebol é a questão do pertencimento. Temos muitos alunos que vêm de fora e se sentem isolados dentro da cidade onde estão, e pertencer a um grupo faz com que se sintam acolhidos e parte de algo maior. Essas possibilidades foram me encantando cada vez mais e fortalecendo nosso trabalho”, diz Rose.

Atualmente, as equipes de handebol da UFPel são formados por estudantes de diversos cursos de graduação e pós-graduação da instituição, sob o comando técnico do Eduardo Guimarães e Ricardo Barbosa, no masculino, e de Pietra Correa, Jeremias Porto, Gisele Severo e Débora Pereira no feminino. Contam, também, com uma comissão técnica formada por professores e alunos de diversas áreas, como Educação Física (licenciatura e bacharelado), Fisioterapia e até mesmo um grupo de colaboradores da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) que atuam na área da Psicologia do Esporte, focando em desenvolver o alto rendimento dos atletas que representarão a universidade nos JUGs.

Os jogos, que serão realizados no SESI Pelotas e na ESEF, já geram grande expectativa por parte da equipe da UFPel, que vê a oportunidade de jogar em casa como uma chance de melhorar ainda mais seu desempenho nas quadras.

“Este ano, eles estão extremamente eufóricos, e é com essa vontade que estamos treinando. Apesar de reconhecer que tem sido um ano muito difícil, que temos vivido coisas que jamais imaginamos, acho que já conquistamos 80% do nosso objetivo. Mesmo com todas as dificuldades, conseguimos manter e fortalecer o grupo. Os 20% restantes serão buscar a vitória, que é algo característico de quem gosta de competição. Vamos tentar de todas as formas,”
enfatiza Rose Silva.

Publicado em 04/07/2024, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Divisão de Esportes, Escola Superior de Educação Física.