Projeto da UFPel oferece aulas de dança de salão

Estão abertas as inscrições para as novas turmas do projeto unificado Dançar A2, do curso de licenciatura em Dança da Universidade Federal de Pelotas. Para a edição de 2024, serão abertas cinco turmas, sendo quatro delas mistas e uma apenas feminina, esta com o objetivo de aprofundar os estudos que tratem da mulher na modalidade.

As aulas ocorrerão a partir de agosto na sala 201 do Centro de Esporte, Saúde e Cultura da UFPel, localizada na rua Alberto Rosa, 580 (prédio da antiga AABB), nos seguintes dias e horários:
– segundas-feiras das 10h às 11h30min – Turma Entre Elas (feminina)
– segundas-feiras das 19h às 20h30min – turma mista
– terças-feiras das 19h às 20h – turma mista
– quartas-feiras das 9h às 10h30min – turma mista
– quartas-feiras das 11h às 12h – turma mista

Para participar, não é preciso experiência em dança de salão, pois as aulas são planejadas para o nível iniciante. Pessoas interessadas devem preencher o formulário disponível neste link, que a partir do qual será realizado um sorteio que definirá os participantes das turmas; também será formada uma lista de suplência. As inscrições para o sorteio se estendem até o dia 28 de julho.

A listagem de selecionados e suplentes será divulgada pelo perfil do projeto no Instagram, neste link.

Fazem parte do projeto os seguintes professores de danças de salão: Bruno Blois Nunes (Adágio Escola de Dança e e Espaço de Terapias Corporais Claudia Weingartner), Caren Fontes Jensen e Horácio Martins (Academia Corpo&Dança.com), Elenice Antunes, Gerusa Leston Corrêa, Luciano Mello Costa e Marcelo Antunes (Centro PoleArte Pelotas), Leandro Oliveira Pizani (Cia. da Dança) e Robson Porto (Companhia de Dança de Salão Robson Porto – Rio Grande).

Dançar A2

Na perspectiva da indissociabilidade do tripé Ensino, Pesquisa e Extensão, foi criado no ano de 2023 o Projeto Unificado Dançar A2 Pelotas, com ênfase em Extensão, do curso de licenciatura em Dança. Coordenado pela professora Flávia Marchi Nascimento, iniciou suas atividades em maio daquele ano com o objetivo de incentivar e fortalecer a prática da dança de salão no contexto pelotense.

Outra motivação para o Dançar A2 Pelotas se deu a partir da percepção da demanda por atividades e projetos de dança por parte da comunidade. Pode-se verificar tal fato que, em apenas duas semanas de divulgação via redes socais, foi recebido um total de 1.025 inscritos para duas turmas ofertadas em 2023.

Foram cinco meses de experiência vivenciadas em ações de ensino, pesquisa e extensão, com atuação de professores de danças de salão da cidade de Pelotas e Rio Grande, todos colaboradores no projeto. Doze estudantes de graduação e pós-graduação estão envolvidos na iniciativa, além de mais de 120 pessoas da comunidade beneficiadas com a prática de danças de salão.

Publicado em 03/07/2024, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Centro de Artes, Comunidade, Dança, Extensão.