UFPel passa a ser membro da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM)

Durante a 85ª Sessão do Conselho de Reitores da Associação de Universidades do Grupo de Montevidéu (AUGM), que ocorreu no dia 27 de maio, na Universidade Mayor Real e Pontifícia de São Francisco Xavier de Chuquisaca, em Sucre, Bolívia, a UFPel e mais 3 outras instituições do Brasil foram incorporadas à rede.

A Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM) é uma rede de universidades públicas, autônomas e autogovernadas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. Essas instituições compartilham vocações, seu caráter público e semelhanças nas estruturas acadêmicas e nos níveis de serviço, o que as coloca em condições favoráveis para desenvolver atividades de cooperação.

Fundada em agosto de 1991, a AUGM surgiu para enfrentar os desafios da vida universitária no mundo, reconhecendo a necessidade de trabalhar pela excelência, qualidade, relevância e pelo cumprimento das demandas que o ensino superior público necessita.

Para a Reitora da UFPel, Professora Isabela Andrade, “a iniciativa reforça o nosso empenho no fortalecimento das ações de internacionalização da nossa Universidade. Nossa participação na AUGM é fundamental, tendo em vista os trabalhos colaborativos que desenvolvemos com países como o Uruguai, por exemplo.”

Ao longo dos anos, a AUGM se consolidou através da colaboração solidária de docentes, recursos materiais, instalações, equipamentos, laboratórios e bibliotecas, construindo um espaço acadêmico comum e ampliado, superando obstáculos e multiplicando as possibilidades de atuação.

A entrada da UFPel nesta rede vai ao encontro de diversos objetivos que estão postos na AUGM, como contribuir para o reforço e a consolidação de investigação científica e tecnológica, com foco em processos de inovação, adaptação e transferência tecnológica em áreas estratégicas. Além disso, a Associação busca melhorar as estruturas de gestão e funcionamento das universidades que a compõem. Outro objetivo importante é promover a interação dos membros da AUGM com a sociedade em geral, difundindo avanços no conhecimento que promovam o crescimento social.

Publicado em 07/06/2024, nas categorias Destaque, Notícias.