UFPel seleciona estudantes negras e negros para bolsas de estudo

Inscrições serão recebidas por formulário eletrônico até 22 de fevereiro

Pela consolidação das políticas de ações afirmativas na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), entre outros critérios, onze cursos de graduação foram contemplados com recursos para incentivo ao estudo e à permanência de estudantes negras e negros. São 12 bolsas de mil reais mensais, com inscrições abertas de 16 a 22 de fevereiro, oriundas do Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) dos Ministérios Públicos (Estadual, do Trabalho e Federal) e Defensorias Públicas (Estadual e da União) com o Carrefour, para a promoção à diversidade e o combate ao racismo estrutural e à violência.

As bolsas para estudantes de graduação de Instituições Públicas são uma das medidas previstas no TAC, resultado dos atos de violência que levaram à morte, em 19 novembro de 2020, de João Alberto Silveira Freitas, homem negro, em supermercado da rede Carrefour em Porto Alegre. Os cursos contemplados foram da UFPel são Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Direito, Jornalismo, Medicina e Engenharias Ambiental e Sanitária, Eletrônica, de Computação, de Materiais, de Petróleo e de Produção.

Podem participar do processo seletivo estudantes negras e negros, que recebem benefícios de programas da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) e não estejam em condição de provável formatura. A seleção será baseada em critérios de menor renda, maior rendimento e menor índice de integralização do curso.

Inscrições

Para se inscrever, é preciso o preenchimento de formulário eletrônico, com envio de autodeclaração étnico-racial, até 22 de fevereiro. Estudantes que não disponham de recursos de informática com acesso à Internet poderão solicitar assistência das respectivas secretarias de curso. Em caso de dúvidas, o setor responsável da Pró-Reitoria de Ensino da UFPel presta atendimento também pelo e-mail nuprop@ufpel.edu.br.

Bolsas para a Pós-Graduação

A Universidade também foi contemplada com bolsas para estudantes negras e negros para os Programas de Pós-Graduação. Serão 28 bolsas de mestrado (R$ 3,5 mil mensais) e seis de doutorado (R$ 5 mil). Cada Programa será responsável pelo lançamento de seus processos seletivos.

Contarão com bolsas de mestrado os Programas em Ciência Política, Educação, Letras (duas bolsas), Bioquímica e Bioprospecção (três), Artes Visuais, Antropologia, Arquitetura e Urbanismo (três), Biodiversidade Animal, Ciências Ambientais, Direito (três), Educação Física, Enfermagem, Epidemiologia (duas), Geografia, Recursos Hídricos, Memória Social e Patrimônio Cultural, História, Nutrição e Alimentos, Física.

Já os doutorados da UFPel selecionados pelo Edital são os cursos de Memória Social e Patrimônio Cultural, Ciência e Engenharia de Materiais, Nutrição e Alimentos (duas bolsas) e Bioquímica e Bioprospecção (duas).

Atualização: A Pró-Reitoria de Ensino publicou em 17 de fevereiro retificação ao Edital. A nova redação inseriu limitações ao acúmulo de bolsas de incentivo públicas e privadas.