Unidade Cuidativa recebe apresentação do Festival Sesc de Música
Na última quarta-feira (25), foi a vez da Unidade Cuidativa da UFPel receber o Festival na Comunidade, atividade do 11º Festival Internacional Sesc de Música. Pacientes do espaço e seus familiares puderam usufruir das apresentações das classes de trompa e saxofone do festival.
O repertório das duas turmas passou pelas composições clássicas europeias, mas também trouxe o tango de Astor Piazzolla, o barroco brasileiro e a trilha de uma das sagas de maior sucesso do cinema, Star Wars.
Familiar de pessoa usuária da Unidade, Maria das Graças Brim contou que ficou emocionada pela apresentação. Já a paciente Marion Pereira disse que as melodias trazidas a fizeram sentir como uma rainha: “Essa música entra na nossa alma e no nosso coração”.
“Está comprovado o poder que música tem para transformar as pessoas”, lembra o professor de saxofone do festival, Carlos Gontijo. Em sua opinião, é muito bom para os artistas tirar a música dos centros convencionais e leva-la a locais onde ela não é usual: “A música tem um papel social, é uma arte que consegue agregar e socializar, afinal ninguém faz música sozinho”.
A enfermeira da Unidade Cuidativa Renata Cunha cita ainda a importância de atividades como esta no contexto dos cuidados paliativos, ou seja, de pessoas com doenças que não tem cura, público que é atendido no espaço. “Esses momentos trabalham a saúde emocional, o que ajuda a amenizar a dor trazida pelas doenças crônicas”, explica. Isso leva, segundo Renata, à uma qualidade de vida melhor.