Projeto retoma leituras dramáticas presenciais

O projeto “Leituras do drama contemporâneo” retoma nesta semana suas sessões presenciais de leitura dramática. Nesse primeiro evento, a ocorrer na próxima sexta-feira (14), às 19h, será lido o texto teatral “By heart”, do dramaturgo português Tiago Rodrigues. A atividade se dará na Sala Preta do Centro de Artes, localizado na rua Álvaro Chaves, 65.

“By heart” surgiu da relação de Rodrigues com sua avó, cozinheira e leitora assídua, que tinha por hábito decorar trechos de livros. A obra teatral trata do vínculo entre a literatura e a memória, em especial no seu aspecto afetivo. O autor trabalha a memorização de versos enquanto fala de sua avó quase cega, de personagens literários, escritores e críticos, como William Shakespeare, Boris Pasnernak, Ray Bradbury e George Steiner, além de um programa de TV holandês chamado “Beleza e Consolação”.

Tiago Rodrigues é ator, encenador, dramaturgo e produtor teatral. Nasceu em Lisboa (Portugal) e começou a trabalhar como ator no final da década de 1990. É fundador da companhia Mundo Perfeito, com a qual criou e apresentou cerca de trinta espetáculos em mais de vinte países. Foi também professor de teatro na escola de dança belga PARTS, na escola suíça Manufacture e no projeto internacional École des Maîtres, entre outras instituições. Paralelamente ao seu trabalho em teatro, escreveu argumentos para filmes e séries de televisão, artigos, poemas e ensaios. Em 2018, recebeu o Prêmio Europa e foi distinguido pela República Francesa com o título de Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras e, no ano seguinte, recebeu em Portugal o importante Prêmio Pessoa. Foi diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II em Lisboa e, recentemente, foi nomeado diretor do Festival d’Avignon, na França.

A leitura será realizada por Cândida Canielas, Fernanda Vieira Fernandes, Gabryel Pioner, Kelvin Machado, Mario Celso e Milena Vaz. A coordenação é da professora Fernanda Vieira Fernandes.

Sobre o projeto

O projeto de pesquisa “Leituras do drama contemporâneo” foi criado em 2015 e compõe o Grupo de Estudos em Teatro: Histórias e Dramaturgias (GETEHD), financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É coordenado pela professora Fernanda Vieira Fernandes, do curso de Teatro-Licenciatura da UFPel. Realiza estudos sobre textos teatrais contemporâneos, bem como leituras dramáticas abertas ao público. Nos anos de 2020 e 2021, por conta da pandemia, realizarou todas as suas ações de maneira virtual, entre elas leituras dramáticas, entrevistas e oficinas.

Link do canal: https://www.youtube.com/leiturasdodramacontemporaneoufpel

Site do projeto: wp.ufpel.edu.br/leiturasufpel

Publicado em 10/10/2022, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Centro de Artes, Pesquisa, Teatro.