Projeto da UFPel lança podcast sobre os benefícios da amamentação
O projeto de Extensão Ginecologicamente Falando, da Faculdade de Medicina (Famed) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), tem por objetivo difundir conhecimento sobre o dia a dia da saúde da mulher para a comunidade em geral. Para agosto, a equipe elaborou um episódio sobre os benefícios da amamentação, em alusão ao “Agosto Dourado”.
O mês é dedicado a intensificar as ações de promoção, incentivo e apoio ao aleitamento materno. “A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno e representa a riqueza deste alimento aos bebês”, explica a estudante de Medicina e integrante do projeto, Mônica Primeira. Os materiais produzidos no Projeto de Extensão estão disponíveis em diversas plataformas: Anchor, Podcasts/Google, Podcasts/Apple, Pocket Casts, RadioPublic, Spotify, Youtube e Instagram.
O projeto teve seu primeiro episódio apresentado em 2020. Até hoje, somam-se 70 episódios produzidos pelos seus 12 membros, entre acadêmicos de Medicina e docentes da área. Nos mais de 70 programas, que são publicados semanalmente nas plataformas de streaming de áudio, já foram abordados temas como o câncer endometrial, Covid-19 na gestação, doenças e infecções sexualmente transmissíveis e métodos contraceptivos.