Nota da Gestão – Restaurantes Universitários
A UFPel vem a público se manifestar acerca das reivindicações apresentadas através de petição elaborada pelo Diretório Central de Estudantes (DCE) sobre a qualidade dos Restaurantes Universitários da nossa instituição.
Desde o início da pandemia, temos trabalhado junto à empresa licitada no sentido de suprir a alimentação dos estudantes. Ainda que reconhecendo nossas limitações contratuais, foi possível uma série de ações que viabilizaram tal suporte aos estudantes neste período.
Em relação especificamente às demandas apresentadas na petição, informamos que:
– temos um fiscal de contrato que acompanha as exigências previstas. Em 2018, buscando a excelência, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) recebeu a primeira nutricionista para os RUs, e estamos aguardando realização de concurso para ampliação deste número;
– a produção das refeições dá-se em tempo hábil para que o preparo, embalagem e transporte para o campus Capão do Leão seja realizado às 10h30min. A temperatura das marmitas é medida na saída do RU Centro, onde é confeccionada, e novamente verificada no local de entrega. Toda a comida é feita no dia que é consumida;
– a exigência contratual de 120 g de proteína in natura é baseada no Guia Alimentar para a População Brasileira, que indica as diretrizes alimentares oficiais para a nossa população;
– a nutricionista da PRAE fiscaliza o cardápio baseada nas exigências contratuais e no fornecimento diário dos insumos frescos. O recebimento destes é controlado pelos nutricionistas da empresa. As amostras para verificação e análise da qualidade dos alimentos são guardadas por 72h, conforme prevê a legislação;
– no que tange ao cardápio vegetariano, varia-se entre a proteína de soja, grão-de-bico, lentilha e afins. As guarnições são as mesmas do cardápio não-vegetariano;
– a higienização dos insumos segue o protocolo e padrão exigidos pela legislação. A vigilância sanitária realiza vistorias periódicas;
– foi realizada uma pesquisa de qualidade do Programa de Auxílio Alimentação, iniciada no mês de novembro, respondida por 441 comensais, na qual se questionou sobre o serviço dos RUs da UFPel, com os seguintes percentuais:
* muito boa – 51%
* boa – 29%
* regular – 18,4%
* ruim – 4,5%;
– em relação ao prédio, entendemos que sua estrutura não é a mais adequada para funcionamento em tempos de pandemia; porém, com o arrefecimento da situação pandêmica, será possível sua reabertura nas próximas semanas;
– estranhamos a reivindicação de fornecimento de pratos no RU da CEU e informamos que as pautas relativas à Casa do Estudante, historicamente, são discutidas entre os moradores e PRAE, tendo a última reunião sido realizada na última quarta-feira, dia 6 de abril. Tal solicitação não foi pautada pelos moradores. Acreditamos que o fato dos moradores descerem com seus utensílios para a janta seja a motivação da demanda. Sendo assim, informamos que a negociação para a abertura de um refeitório na CEU é pauta antiga, sendo negociada desde a inauguração da nova CEU. Em razão da empatia e solidariedade com as trabalhadoras e trabalhadores, os moradores optaram por lavarem os seus talheres e prato, evitando assim que os trabalhadores se mantivessem no local até o fim da noite para a lavagem das louças;
– sobre o percentual de produtos orgânicos e compra de produtos da agricultura familiar, o contrato exige um percentual maior que o previsto em lei. A compra de arroz e feijão, por exemplo, é de 100%, entre outros produtos. É fato que, na pandemia, houve dificuldade de fornecimento dos insumos. Outrossim, a PRAE desenvolveu ações relativas a tais dificuldades, junto a Emater, possibilitando o fornecimento semanal de hortigranjeiros, fornecidos exclusivamente pela Agricultura Familiar e entregues aos bolsistas.
SOBRE AS NEGOCIAÇÕES CONTRATUAIS
Em início de dezembro, a PRAE realizou pesquisa com os usuários no intuito de suspender as marmitas e abrir os buffets dos RUs. Responderam 1.180 comensais. Optaram pela continuidade da entrega 997 estudantes. Apenas 170 desejaram a reabertura dos RUs e 4 não souberam opinar. Optamos por atender a demanda apontada pela pesquisa.
Sendo a entrega de marmitas uma concessão em razão da pandemia, a PRAE seguiu as negociações na intenção da reabertura do RU Centro até o fim deste semestre. Também esperamos a verificação da caldeira do campus Capão do Leão para a reabertura deste RU o mais breve possível, além do RU do campus Anglo. Já foram realizadas reuniões com a Pró-Reitoria Administrativa e Superintendência de Orçamento e Gestão de Recursos para reequilíbrio de valores. Nesta terça-feira, dia 12 de abril, a PRAE reuniu-se com a proprietária da empresa e a administradora para discutir as pautas levantadas nesta Nota.
Convidamos o DCE, órgão de representação dos estudantes, para reunião na data de hoje, 13 de abril, às 9h, para expor os andamentos das negociações, uma vez que não recebemos nenhuma solicitação a respeito por parte deste. Entretanto, devido a outros compromissos de agenda, fomos informados que não seria possível o comparecimento.
Neste sentido, informamos através desta Nota que estamos atentos às demandas expostas pelo DCE, providenciando, para o mais breve possível, a reabertura do RU Centro com buffet, o que deverá ocorrer até a primeira semana de maio. Entendemos que, apesar da entrega de marmitas ter sido a única solução encontrada no momento pandêmico, a qualidade da comida não é a mesma, como manifestaram os estudantes nas redes sociais e o próprio DCE. Sabemos que a temperatura dos alimentos servidos em marmitas não se mantém da mesma forma que aqueles oferecidos em buffet, o qual mantém os alimentos constantemente aquecidos. Com a marmita não há possibilidade da escolha do alimento, nem mesmo a quantidade deste, o que varia individualmente. Ainda a marmita impõe dificuldades maiores quanto à fiscalização, além de maior custo em razão da logística e transporte. Além disso, os RUs são locais de socialização entre os estudantes de diferentes cursos da UFPel. Nos comprometemos, portanto, em brevemente suspender a entrega das marmitas e realizar a reabertura dos RUs com serviço de buffet.
A gestão da Universidade, através do Gabinete da Reitoria e PRAE, continua à disposição para o diálogo.