Revista Pixo recebe submissão de trabalhos para sua 21ª edição

A PIXO – Revista de arquitetura, cidade e contemporaneidade, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), aceita submissão de trabalhos para sua 21ª edição até o dia 30 de dezembro. A edição temática “Ao Sul do Sul: artes, arquitetura e cidades de uma outra centralidade” quer reunir múltiplos olhares e discussões que reverberam as potencialidades de ser e estar ao Sul da América do Sul.

De acordo com os organizadores, as possibilidades esboçadas por essa temática são amplas e transversais e podem ser discutidas em concordância de vários campos, tempos, sujeitos e formas. “Como um gesto Decolonial e Descolonial e com o intuito de ampliar e colocar em diálogo nosso referencial científico, filosófico e artístico que queremos olhar para as artes, arquiteturas, e cidades do Sul do Sul. Estamos em um outro centro, como propõe Vitor Ramil, no centro de nossa própria história”, comentam. Segundo o grupo, no sul desde o interior ao encontro de outros “suls”, a partir de Pelotas e região, na zona fronteiriça bem ao Uruguai e à Argentina que incita esse outro sul, “más abajo”. “Nessa zona cultural e experiencial carregada de subjetividade, queremos evidenciar as múltiplas gírias, costumes e territorialidades compostas por culturalidades ameríndias, africanas, europeias e asiáticas em constante formação. Por meio de diferentes manifestações artísticas, urbanísticas e arquitetônicas queremos re-situar nosso norte, talvez em direção al nuestro sur. Cual sur es nuestro Sur?“, questionam.

A revista se interessa por artigos, ensaios, entrevistas, resenhas e paredes brancas (imagens, audiovisuais, ilustrações, poesias, etc.) que pronunciem um território interseccionado pela tropicalidade e frialidade, uma experiência possível na estética do frio. A submissão de trabalhos, necessariamente inéditos, deverá ser feita pelo sistema, cadastrando-se como “autor”, até o dia 30 de dezembro de 2021. A edição temática “Ao Sul do Sul” é dirigida pelas professoras Duda Gonçalves e Helene Gomes Sacco, e pela arquiteta e urbanista Taís Beltrame dos Santos.

Publicado em 04/11/2021, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Pixo, Revista, Revista Pixo.