H2IA da UFPel e Connectere firmam parceria para aplicar inteligência artificial no agronegócio
O Hub de Inteligência Artificial e Inovação (H2IA) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) firmou uma parceria estratégica com a empresa de tecnologia para o agronegócio Connectere Agrogestão, para desenvolver e implementar soluções baseadas em inteligência artificial na plataforma de gestão +G3. A colaboração reforça o compromisso do H2IA com a inovação e a aplicação de técnicas avançadas de IA em provas de conceito voltadas à resolução de desafios complexos do setor.
A parceria visa aprimorar o sistema da Connectere, uma plataforma em nuvem que oferece um controle detalhado das operações de fazendas, abrangendo desde a gestão contábil e financeira até o planejamento de safras e o controle de estoque. O objetivo principal da colaboração é tirar o usuário da frente do sistema, automatizando processos e transformando a plataforma em uma ferramenta de análise preditiva que auxilie o produtor rural na tomada de decisões estratégicas.
Durante a reunião que selou o acordo de parceria, o representante da Connectere, Marcelo Lademann, destacou a necessidade de ir além dos painéis de controle tradicionais. “O produtor é muito bom tecnicamente, mas muitas vezes não tem afinidade com a parte administrativa. Precisamos que a tecnologia não apenas organize os dados, mas que também os interprete e ofereça insights práticos que impactem diretamente o seu dia a dia”, explicou.
A equipe do H2IA envolvida no projeto é formada pelos pesquisadores Tiago Thompsen Primo, Ulisses Brisolara Corrêa, Rafael Boeira, Miguel Botelho e Carlos Calage. O grupo atuará no desenvolvimento de mecanismos e provas de conceito que explorem algoritmos estatísticos e técnicas de aprendizado de máquina.
O professor Tiago Thompsen Primo destacou o potencial transformador da iniciativa. “Temos um banco de dados riquíssimo. Podemos cruzar informações sobre o uso de insumos com a produtividade, analisar o impacto de variáveis climáticas e traduzir essas análises em recomendações claras e acessíveis para o produtor”, explicou.
Para o coordenador do H2IA, professor Ulisses Brisolara, a parceria evidencia o papel estratégico da Universidade no desenvolvimento do país. “A iniciativa demonstra o papel fundamental da Universidade em conectar o conhecimento acadêmico com as necessidades do setor produtivo, gerando soluções que fortalecem a economia e impulsionam o desenvolvimento tecnológico do país”, ressaltou.
