Início do conteúdo

Programa de Bolsas de Desenvolvimento Institucional da UFPel oferece sete vagas

Estudantes de diversos cursos de graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) podem participar do processo seletivo do Programa de Bolsas de Desenvolvimento Institucional (BDI). As vagas são destinadas às Coordenações de Comunicação Social (CCS) e de Relações Internacionais (CRInter), às Pró-Reitorias de Extensão e Cultura (Prec) e de Planejamento e Administração (Proplad) e à unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial na UFPel (Emprapii), a InovaAgro – Tecnologias para a Agricultura. As inscrições serão recebidas pelos e-mails indicados no Edital, de 18 a 23 de julho.

Para participar, também são necessários desempenho acadêmico compatível e disponibilidade de 20h semanais de dedicação às atividades. Entra outras exigências, não é possível a cumulação de bolsas, à exceção dos benefícios vinculados à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae). A remuneração, para 80h mensais, será de R$ 700,00. Mais informações e a ficha de inscrição de cada vaga, organizada por setor da Universidade, estão disponíveis no Edital.

Oportunidades

Para a Coordenação de Comunicação Social, é oferecida uma vaga na área de audiovisual, específica para acadêmica ou acadêmico de Jornalismo ou Cinema e Audiovisual ou de Animação. Também há oportunidades para estudantes de Design (Gráfico ou Digital) no Núcleo de Editora, Livraria e Gráfica da UFPel e de Jornalismo ou Design para atuação no Gabinete da Reitoria, com ênfase em fotografia. Outra possibilidade de atuação em Jornalismo, específica para rádio, foi aberta no Núcleo de Difusão Cultural, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

No contexto da Coordenação de Relações Internacionais, a oportunidade é destinada a estudantes do curso de Relações Internacionais, tendo como requisito desejável – mas não eliminatório – proficiência em língua francesa.

Já para a vaga da Pró-Reitoria de Planejamento de Administração, destinada à atuação dos inventário de espaços físicos da Instituição, é preciso ser estudante de Arquitetura e Urbanismo ou Engenharia Civil. Acadêmicas e acadêmicos de qualquer curso podem se candidatar também à bolsa da InovaAgro, voltada à as atividades de comunicação social e marketing.

Ações Afirmativas

Das seis vagas disponibilizadas no Processo Seletivo, uma é reservada a estudantes negras ou negros, indígenas, quilombolas e/ou pessoas com deficiência. Outras duas priorizam a demanda social: estudantes que recebem benefícios da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis ou ingressaram na Instituição por reserva de vagas por critério socioeconômico.

O edital completo pode ser visto no arquivo a seguir: SEI_3158596_Edital_004_2025