IV Simpósio Internacional Negritude em Pauta discute saberes tradicionais e saúde da população negra em Pelotas
Pelotas será palco, entre 7 e 9 de agosto, da quarta edição do Simpósio Internacional Negritude em Pauta, um dos principais encontros dedicados à valorização dos saberes tradicionais dos Povos de Matriz Africana e sua articulação com a saúde pública. O evento é gratuito, acontece de forma presencial e com transmissão online, e será sediado nos auditórios da UCPEL (dias 7 e 8) e da Faculdade de Direito da UFPel (dia 9).
A programação reunirá representantes de órgãos governamentais, lideranças religiosas e comunitárias, pesquisadores, estudantes e profissionais da saúde para debater o tema “Saberes ancestrais como práticas de saúde e cura complementares ao SUS”. As inscrições estão abertas pelo site do evento.
Destaques da programação
O evento contará com sete mesas principais, sendo a mesa de abertura um dos momentos mais esperados. Ela acontece na noite do dia 7 de agosto e contará com a participação de representantes dos Ministérios da Igualdade Racial, Saúde e Meio Ambiente, além de autoridades municipais, universidades e entidades tradicionais de matriz africana.
Na sequência, ocorre a Mesa 1, que discute os “Equipamentos Tradicionais de Matriz Africana” e seus desafios de inclusão na saúde pública. Outros destaques incluem a Mesa 6 (sábado à tarde), que abordará o papel das instituições universitárias na valorização dos saberes ancestrais, e a Mesa 7, que discute o partejar como prática de resistência afro-brasileira no cuidado materno-infantil.
Além das mesas, o simpósio terá palestras, lançamento de livros, apresentações culturais e a exibição do documentário “A boca que tudo come”.
Submissão de trabalhos
Estão abertas até o dia 8 de julho as submissões de resumos simples ou vídeos em três eixos temáticos: Saberes e Práticas de Cura na Educação; Subjetividades Negras e Narrativas do Cotidiano; e Corpo, Território e Resistência
Mais informações no Instagram do evento ou no site do evento.