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Visitas a escolas reforçam meios de ingresso à UFPel

A situação é mais corriqueira do que se pensa: professores de ensino médio de certa forma visionários constantemente incentivam seus estudantes a considerarem o ingresso na universidade como alternativa para o futuro; estes, entretanto, são resistentes pois pensam que isso não é uma hipótese alcançável. Essa é uma realidade encontrada pelo projeto “Da escola à universidade”, iniciativa ligada à Universidade Federal de Pelotas que busca levar informações sobre o ingresso ao ensino superior a escolas da rede pública de ensino da região.

O projeto retomou, recentemente, suas visitas aos educandários que possuam Ensino Médio. Os encontros com os estudantes, entretanto, vão para muito além das informações dos cursos oferecidos e as formas de acesso às vagas. “Motivamos os alunos para que eles vejam que é possível que eles entrem na universidade”, conta Francisco Kieling, professor do Instituto de Filosofia, Sociologia e Política da UFPel e coordenador do projeto.

Kieling conta que as visitas buscam construir um panorama mais completo do percurso da formação universitária. Por isso, além das informações dos cursos disponíveis e da comparação entre os processos seletivos, há também espaço para falar sobre as bolsas de assistência estudantil e os auxílios que favorecem a permanência de estudantes em vulnerabilidade socioeconômica.

Outro ponto sempre levantado pelo grupo em suas atividades é a importância do ensino superior para a formação pessoal do aluno. O coordenador pontua que, além da óbvia explicação sobre a formação profissional, também é abordado o ensino superior como um espaço para o amadurecimento do estudante enquanto pessoa.

Relatos motivadores

As visitas não se restringem apenas às escolas de Pelotas. Desde o ano de 2022, o projeto também tem se dedicado a percorrer os municípios da região para levar esses temas a mais jovens secundaristas. Nesse processo, foram visitados locais mais distantes da região, como Amaral Ferrador, Pinheiro Machado e Santana da Boavista.

Em 2025, a iniciativa ganha novamente o reforço de bolsistas. A presença de jovens nos encontros com os estudantes de Ensino Médio traz a voz de quem vivencia diariamente a prática universitária, além de aproximar pelos seus relatos. Em vista recente a uma escola no município de Herval, uma estudante pode partilhar seu processo de ingresso na UFPel, trazendo motivação e informações práticas.

Outro reforço nessa proposta é o comprometimento dos professores das escolas no auxílio a esse sonho. “As escolas com melhor acolhida são aquelas em que o corpo docente é comprometido com o ingresso de seus alunos”, comenta o coordenador.

Para ampliar o acesso a essas informações, o projeto está com inscrições abertas para o agendamento de escolas. No formulário, são informados dados que possibilitam um melhor planejamento das sessões e das visitas. O acesso à inscrição é possível por este link. Após o preenchimento, a pessoa responsável pelo preenchimento será contatada para o agendamento.