Início do conteúdo

Progep realiza levantamento de necessidades de capacitação para 2026

Unidades acadêmicas e administrativas da UFPel devem realizar, até o dia 25 de julho, o preenchimento do formulário do Levantamento de Necessidades de Capacitação (LNC) da Pró-Reitoria de Gestão com Pessoas (Progep). O LNC subsidiará o Plano de Desenvolvimento de Pessoas da Universidade para o ano de 2026.

A pró-reitoria necessita, entretanto, que sejam indicadas até segunda-feira (30), por meio de despacho anexado no processo do Sistema Eletrônico de Informações, as pessoas representantes das equipes e das chefias que validarão o levantamento relativo a cada unidade. Orienta-se que sejam indicadas, no caso das unidades acadêmicas, o chefe do Núcleo Administrativo e o Diretor e, no caso das unidades administrativas, os coordenadores e pró-reitores, superintendentes ou equivalentes.

Para auxiliar no processo de preenchimento, a Progep disponibilizou neste link tutoriais voltados para responsáveis pelo cadastro e para as chefias. Também promoverá uma reunião de orientação e tira-dúvidas no dia 7 de julho, às 10h. O link da sala virtual será enviado também para o e-mail informado.

A Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal da Progep se coloca à disposição para solucionar dúvidas por meio do Sistema de Atendimento, na opção Gestão de Pessoas/Desenvolvimento de Pessoal, ou pelos telefones 3284-3979 (WhatsApp) e 3284-3980.

Mudanças na metodologia

Considerando o caráter institucional do plano, haverá alterações na metodologia de elaboração do LNC 2026: nos últimos anos, estavam sendo cadastradas pelas unidades em torno de mil necessidades; mas dessas, uma parcela mínima vinha sendo executada, resultando na necessidade de justificativa pela instituição no momento do informe de execução do PDP, ao final do ano civil.

Dessa maneira, as necessidades levantadas deverão ser informadas em formulário próprio pelas unidades e aprovadas por seus gestores máximos; entretanto, serão filtradas e cadastradas de maneira geral pela Progep.

Publicado em 25/06/2025, na categoria Informes Administrativos.