Início do conteúdo

Workshop sobre Bioquímica e Farmácia reúne pesquisadores na UFPel

Entre os dias 3 e 5 de junho, a Universidade Federal de Pelotas sediou, no Campus Capão do Leão, o 3º Workshop de Bioquímica e Bioprospecção e a 10ª Semana Acadêmica de Farmácia. Os eventos reuniram pesquisadores nacionais e internacionais para discutir temas atuais nas áreas de Química, Farmácia, Bioquímica e Bioprospecção. Voltadas à comunidade acadêmica, as atividades promoveram o diálogo entre estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e cientistas, incentivando a colaboração interinstitucional e o avanço científico e tecnológico.

Na terça-feira (3), a programação teve início pela manhã com a palestra da professora Ewa Bulska, professora de Química Analítica e diretora do Centro de Pesquisa Biológica e Química da Universidade de Varsóvia (Polônia). Ela abordou o tema “Desafios analíticos para apoiar a indústria farmacêutica”. Na sequência, o professor Martin Desimone, da Universidade Federal de Buenos Aires (Argentina), apresentou a palestra “Estratégias modernas para administração de medicamentos e reparo tecidual”.

Durante a tarde, a professora Fernanda Morrone, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), discutiu o tema “Farmacologia e o Sistema Adenosinérgico: Presente e Futuro”. Encerrando o dia, a professora Angelita Moreira da Silveira, da UFPel, falou sobre “Xantana pruni como plataforma de inovação”.

A programação da quarta-feira (4) começou com a palestra do professor Pio Colepicolo Neto, da Universidade de São Paulo, que discutiu o papel das algas na economia verde e circular, com foco na geração de insumos de alto valor. Em seguida, Letícia Cruz, docente da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), apresentou novas perspectivas em terapias de pele, com destaque para hidrogéis e filmes nanocompósitos. Encerrando a manhã, a pesquisadora Josiane de Oliveira Feijó, da UFPel, falou sobre o projeto Ignis Animal Science, destacando a trajetória da pesquisa até a inovação.

No turno da tarde, a atividade “Your Research in 3 Minutes” (Sua pesquisa em três minutos, em livre tradução) reuniu estudantes de graduação e pós-graduação em uma proposta dinâmica de comunicação científica. Com o desafio de apresentar seus projetos em apenas três minutos e com o uso de um único slide, os participantes buscaram tornar seus trabalhos acessíveis a um público não especializado. Foram três apresentações da graduação e nove da pós-graduação.

Encerrando o dia, a professora Regina Menezes Echaniz, da Universidade Lusófona de Portugal, abordou o papel dos metabólitos elagitaninos na regulação da função das células β, durante a palestra sobre POMANOX® e homeostase metabólica.

Na quinta-feira (5), a manhã foi dedicada a minicursos voltados a estudantes de Farmácia. Foram oferecidas atividades nas áreas de estética — como mesoterapia de resultados, microagulhamento e tricologia — e também nas áreas de análises clínicas, com foco em exames urológicos e citologia ginecológica.

Durante a tarde, a professora Nadine Lysyk Funk abriu as apresentações com uma palestra sobre a impressão 3D de medicamentos, destacando a ponte entre pesquisa acadêmica e mercado. Na sequência, Carla Marcelino Trassante compartilhou experiências sobre a atuação do farmacêutico no Sistema Único de Saúde (SUS), com a fala “Um lugar para brilhar e impactar vidas”. Encerrando a programação, Pabliane Garcia apresentou o tema “Farmácia Oncológica na Prática”, discutindo estratégias, desafios e experiências no cuidado a pacientes com câncer.

Publicado em 10/06/2025, na categoria Notícias.