Projeto da UFPel oferece curso preparatório gratuito para o ENCCEJA
Teve início nesta semana, no dia 3 de junho, mais uma edição do curso gratuito de Educação de Jovens e Adultos promovido pelo PELEJA, projeto de extensão da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) que busca promover a formação cidadã e a inclusão social por meio da educação. Voltado à preparação para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), o programa oferece encontros presenciais às terças-feiras, das 13h30min às 16h, na sala 9 da Faculdade de Direito da UFPel. A prova do ENCCEJA será aplicada em 3 de agosto de 2025.
Embora priorize a participação de trabalhadores e trabalhadoras terceirizados, o curso também é aberto à comunidade em geral. A ação é resultado de uma parceria com o Núcleo de Gestão de Serviços Terceirizados (Nugest). Os alunos matriculados têm acesso ao transporte de apoio oferecido pela Universidade e, no caso dos terceirizados que atuam na UFPel, há liberação do horário de trabalho para a participação nas aulas.
A coordenadora do projeto, Mara Beatriz Gomes, explica que o PELEJA existe desde 2019. Inicialmente voltado às trabalhadoras da higienização, o curso foi sendo ampliado ao longo dos anos. “Depois incluímos os trabalhadores da manutenção e a comunidade em geral. Já tivemos inclusive alunos estrangeiros. Em 2025, estamos abrindo também para terceirizados da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e da Prefeitura Municipal”, destaca.
Segundo Mara, o projeto busca garantir à comunidade o acesso à educação por meio de práticas formais e não formais, promovendo o desenvolvimento individual e coletivo. “Além de qualificar o ambiente de trabalho, a proposta é estimular o debate sobre temas como a terceirização e a precarização das relações laborais”, afirma.