UFPel promove o 3º Seminário de Patrimônio Industrial, Alimento e Sustentabilidade (SemPIAS)
Com o mote “Tecnologias antigas e atuais em Museus e Comunidades Sustentáveis”, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) promove nesta semana o 3º Seminário de Patrimônio Industrial, Alimento e Sustentabilidade (SemPIAS). O evento ocorre de 28 a 31 de maio, no Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Artes e Linguagem (Cehus), de forma presencial e com transmissão on-line.
O Seminário pretende reunir pesquisadores e interessados de todas as áreas do conhecimento para discutir os efeitos das tecnologias no Patrimônio Cultural, bem como debater os patrimônios enquanto vestígios e testemunhas de tecnologias que foram suplantadas ou modificadas ao longo do tempo – em especial, em comunidades que mantém aspectos de suas tradições sob formas contemporâneas, adaptadas ao seu modo de vida.
Os conceitos propostos para esta terceira edição pretendem debater o tema Tecnologias Produtivas Antigas e Atuais em Museus e Comunidades. Assim, são esperadas pessoas que estudam patrimônio cultural, museus ou patrimônio alimentar e que acreditam que esses podem ser sustentáveis, autossustentáveis e, inclusive, contribuir para o sustento dos lugares onde se encontram. “Então, se você gosta de tecnologia e acredita que há motivos para que falemos dela como algo que sempre fizemos e modela nossos modos de viver, encontrará no Seminário muitas pessoas com quem conversar”, adianta a comissão organizadora.
O evento é gratuito para ouvintes, mas é necessário inscrever-se, caso seja interesse receber o certificado de participação. As inscrições podem ser feitas no site do evento, onde também pode ser acessada a programação completa e demais informações.
O SemPIAS de 2025 contempla o tema do Projeto “Tecnologias Antigas e Atuais em Culturas Tradicionais Ibero-Americanas: Sustentabilidade de Paisagens Históricas da Produção”, apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq, Brasil) no Edital MCTI/CNPQ No 16/2024 e conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa no Rio Grande do sul (Fapergs).