Projeto da UFPel realiza ação de saúde animal na periferia de Pelotas
O projeto de extensão “Vigilância epidemiológica junto à ação interdisciplinar de atenção integral a carroceiros e catadores de lixo da cidade de Pelotas”, vinculado ao Hospital Veterinário da UFPel, realizou uma ação de saúde animal voltada à zona periférica urbana do município de Pelotas. A iniciativa contemplou a vacinação de equídeos contra raiva, tétano e influenza equina, além de instalação de microchip, vermifugação, pesagem e coleta de sangue para exames laboratoriais.
As atividades foram realizadas com a participação do Grupo ClinEq, formado por docentes, assistente social, doutorandos e mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Veterinária, residentes na área profissional da saúde e estudantes de graduação em Veterinária. O grupo buscou contribuir para o controle de zoonoses e o bem-estar dos animais utilizados como tração por famílias em situação de vulnerabilidade social.
O atendimento foi direcionado aos cavalos pertencentes à comunidade ribeirinha do Canal São Gonçalo. O projeto está em atividade há 20 anos de forma ininterrupta, tendo como pilares a promoção de ações técnico-sanitárias interdisciplinares junto a essa comunidade. Além da atuação veterinária, a atividade reforça o compromisso da universidade pública com a saúde única, a inclusão social e a formação cidadã de seus alunos.
Essa ação contou com apoio de doações feitas por grupos nacionais e internacionais de pessoas ligados à equideocultura, sensibilizados a partir das ações realizadas durante a enchente em Pelotas em 2024. Além disso, essa iniciativa integra o Projeto Multidisciplinar “Educação Transformadora por Mulheres” aprovado em 2024 no Edital PROEXT-PG na UFPel.