Início do conteúdo

Inscrições para a 11ª SIIEPE estão abertas

O maior evento acadêmico e científico da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) já está com inscrições abertas. A 11ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIIEPE) será realizada de 20 a 24 de outubro. As inscrições de trabalhos podem ser feitas no site do encontro até o dia 22 de agosto.

Integrada ao calendário letivo da UFPel, a SIIEPE congrega seis eventos que ocorrem de forma simultânea na Instituição. Durante o período, a comunidade acadêmica pode apresentar os trabalhos desenvolvidos nas áreas de Inovação, Ensino (de Graduação e Pós-Graduação), Pesquisa e Extensão e/ou assistir as apresentações dos trabalhos.

A semana reúne Congresso de Inovação Tecnológica (CIT), Congresso de Ensino de Graduação (CEG), Congresso de Extensão e Cultura (CEC), Congresso de Iniciação Científica (CIC), o Encontro de Pós-Graduação (ENPOS) e, a novidade desta edição, a SIIEPE Jovem, destinada aos estudantes de Ensino Médio.

A proposta da SIIEPE Jovem é trazer as escolas para dentro da UFPel nesse período. Também na ocasião os estudantes de Ensino Médio que já são bolsistas da UFPel apresentarão seus trabalhos nas modalidades de ensino, pesquisa, extensão e inovação.

Outra inovação será a Rua da Ciência, um espaço no Campus Anglo onde os Programas de Pós-Graduação irão apresentar seus projetos para a comunidade.

De acordo com o vice-reitor, Eraldo Pinheiro, a ideia é fazer com que a comunidade participe mais das atividades da Universidade e a participação popular avance na UFPel. “Que a gente faça desse momento mais que um encontro dos nossos estudantes, docentes, técnicos e terceirizados, mas um encontro também com o nosso entorno. Para Pelotas sentir que a UFPel é um patrimônio da cidade e da região”, destacou.

Transformação Social
Neste ano, o tema da SIIEPE será “UFPel Afirmativa: Ciência, Direitos Sociais e Justiça Ambiental”. Considerado profundamente significativo e necessário no contexto atual, o mote evidencia que na articulação entre ciência, direitos sociais e justiça ambiental a UFPel afirma seu compromisso como universidade pública para não apenas produção de conhecimento, mas também para transformação social. “Em tempos de desigualdades e emergências climáticas, é urgente que a ciência se comprometa com os valores da equidade, da inclusão e da sustentabilidade. Porque as pessoas que mais sofrem com essas questões relacionadas às emergências climáticas são aquelas que estão à margem da sociedade”, pontua.

De acordo com Pinheiro, escolher esse tema sinaliza que a UFPel reconhece que não há inovação verdadeira sem justiça social. E mais: que o avanço do conhecimento precisa caminhar junto com o respeito à dignidade humana e a preservação da vida em todas as suas formas. Na incorporação do conceito de “UFPel Afirmativa”, também recebe destaque o papel das políticas afirmativas e a valorização da diversidade dentro da instituição. “Essa temática nos convoca a pensar e agir com responsabilidade, ampliando o diálogo entre os saberes acadêmicos e populares, entre a universidade e a sociedade. Espero que isso inspire cada uma das pessoas que faz parte da nossa comunidade acadêmica”, afirma.

Inscrições
O regulamento da SIIEPE, com todos os detalhes sobre a participação, pode ser consultado no site do evento.