Cesar Victora destaca contribuições globais da epidemiologia da UFPel em aula inaugural
O Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (PPGEpi/UFPel) dará início ao ano acadêmico de 2025 com aula inaugural ministrada por um de seus fundadores, que está entre os principais nomes da ciência global na área da saúde materno-infantil e equidade. O professor emérito da UFPel, Cesar Victora, será o palestrante do evento, que ocorre no dia 22 de abril, às 14h, no auditório B da sede do programa, em seminário aberto à comunidade acadêmica e ao público interessado.
Com o tema “De Pelotas para o mundo: contribuições do PPGEpi”, a aula propõe uma reflexão sobre o impacto internacional da produção científica realizada pelo programa nas últimas décadas. A partir de sua vivência como pesquisador e docente, Victora abordará os caminhos que antecederam a criação do PPGEpi, em 1991, até seu reconhecimento como centro de excelência com nota máxima da CAPES, refletido nas transformações que a pesquisa em epidemiologia gerou em políticas públicas no Brasil e no mundo.
Reconhecido como um dos mais influentes epidemiologistas da atualidade, Victora tem trajetória marcada por contribuições científicas que moldaram diretrizes internacionais em nutrição e saúde infantil. Médico formado pela UFRGS e doutor pela Universidade de Londres, o professor é autor de mais de 740 artigos científicos publicados, com mais de 60 mil citações na Web of Science, e é referência mundial nas áreas de amamentação, coortes de nascimento, desigualdades em saúde e avaliação de programas de saúde pública.
Foi responsável por demonstrar a importância do aleitamento materno exclusivo na prevenção da mortalidade infantil e pela criação das curvas de crescimento infantil utilizadas em mais de 140 países. Também esteve ao lado do colega Fernando Barros na condução da Coorte de Nascimentos de 1982 em Pelotas, estudo que revelou os impactos da saúde e nutrição nos primeiros mil dias de vida sobre o desenvolvimento ao longo do curso da vida — mais um marco na epidemiologia global.
Ao longo de sua carreira, Victora recebeu algumas das maiores distinções da ciência, como os prêmios Gairdner de Saúde Global (2017) e Richard Doll (2021), maior honraria da epidemiologia mundial. Desde 2022, integra o Conselho Científico da Organização Mundial da Saúde e, em 2024, foi agraciado com o título Doutor Honoris Causa pela UFPel em reconhecimento à sua trajetória vinculada à instituição. Atualmente, é um dos líderes da iniciativa Contagem Regressiva para 2030, que monitora os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas destinados a reduzir a mortalidade materna e infantil.
A participação na aula inaugural não requer inscrição prévia e é aberta a todos os interessados.