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Curso de Gestão Pública realiza ação no Instituto de Menores Dom Antônio Zattera

O curso de Gestão Pública da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) realizou, em 12 de março, a ação de extensão “Caminhos para o Futuro: Universidade e Juventude em Diálogo” no Instituto de Menores Dom Antônio Zattera (IMDAZ), em Pelotas. Palestras, jogos e brincadeiras foram ofertadas para 35 crianças e jovens que cursam o turno inverso no Instituto.

As atividades foram planejadas e desenvolvidas pelos discentes do quarto semestre do curso de Gestão Pública e orientadas pelas professoras Patrícia Severo (na disciplina de Gestão de Projetos no Setor Público) e Mari Fagundes (na disciplina de Direitos Humanos e Relações Étnico-Raciais).

O cronograma de atividades contou com a palestra do griô Dilermando Freitas, intitulada “Griô na escola: histórias e corporeidades presentes”, seguida da dinâmica “Jogo dos Privilégios”. Também houve conversa sobre ingresso e permanência na Universidade, orientada pelas Pró-Reitorias de Ensino (PRE) e de Assuntos Estudantis (Prae) da UFPel. Após um intervalo para lanche, foi realizada a palestra com o professor Emanuel Bueno, da Nova Geração Escola de Skate, seguida de uma prática de skate. Ao final das atividades, foi disponibilizado ao Instituto o “Jogo dos Privilégios”, no formato de tabuleiro, desenvolvido pelas turmas de Gestão Pública.

Foram servidos lanches para 300 crianças e jovens (alunos do turno da tarde do Instituto), e entregues kits de materiais escolares a todos os 35 participantes. Também houve sorteio de brindes aos presentes e foi realizada a doação de aproximadamente 500 quilos de alimentos. Para essas doações, o grupo de extensionistas contou com a colaboração da comunidade do Centro de Ciências Sócio-Organizacionais (CCSO) da UFPel e de empresas da região.

Na avaliação dos estudantes de Gestão Pública, foi uma experiência acolhedora e transformadora, marcada pelo aprendizado e pela cooperação, que destacou a importância de ações que aproximem a academia das realidades sociais locais. Segundo a comissão organizadora, a ação extensionista contribuiu para fortalecer a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e para promover a formação cidadã, aprimorando o diálogo entre comunidade acadêmica e sociedade.

A ação faz parte do projeto de extensão “Corredores Iluminados: dos corredores da Universidade até os muros da cidade”, coordenado pela professora Patrícia Severo.