UFPel concederá honoris causa a César Victora
A Universidade Federal de Pelotas concederá o título de doutor honoris causa ao professor e pesquisador César Gomes Victora. A outorga da honraria ocorrerá na próxima segunda-feira (25), às 18h30min, no auditório Dom Antônio Zattera da Universidade Católica de Pelotas.
A proposição para a concessão do título honorífico partiu da própria reitora da Universidade, Isabela Andrade. Ela relata que, em diálogo com o homenageado, acabou descobrindo que, apesar de já ter sido laureado por diversas instituições, ainda não havia recebido a maior honraria concedida pela UFPel.
Partindo desse diálogo, foi proposto pelo Gabinete da Reitoria o processo de concessão do título. Após os devidos trâmites, a concessão foi submetida ao Conselho Universitário e ao Conselho Diretor da Fundação, órgãos colegiados que devem ser consultados sobre tal matéria. Este trâmite ocorreu entre novembro de 2023 e fevereiro do corrente ano; agora culmina com a cerimônia de outorga.
“Victora merece todo o reconhecimento, não somente da comunidade, mas da própria UFPel, instituição que ele escolheu para dedicar a vida e seus esforços de pesquisa”, destaca a reitora.
Expoente na área de Saúde Coletiva
Cesar Gomes Victora iniciou sua jornada acadêmica ao ingressar na Universidade Federal de Pelotas em 1977 após graduar-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Desde então, dedica-se à pesquisa em Epidemiologia, Saúde Materno-Infantil e Equidade em Saúde.
Foi co-fundador do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia, espaço de excelência em pesquisa. Victora tem mais de 800 artigos publicados, com mais de 70 mil citações, tendo sido, por isso, incluído na lista de pesquisadores mais citados do planeta em pesquisa recente.
Seus estudos de coortes de nascimentos em Pelotas, conduzidos ao longo de décadas, resultaram em descobertas fundamentais que impactaram políticas públicas em mais de 140 países. Isto devido ao fato que, a partir de seus estudos, foram evidenciados dados como a importância do aleitamento materno exclusivo para a saúde infantil e a influência crítica da nutrição nos primeiros mil dias de vida. Graças a essas investigações, atua diretamente em comitês da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Sua trajetória já tem sido reconhecida por diversas premiações, entre elas o Prêmio Gairdner de Saúde Global, do Canadá, e a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, concedida pelo Presidente da República do Brasil.