A Reitora eleita Ursula Silva aponta prioridades para a UFPel

Após o período eleitoral e com o resultado consolidado no Conselho Universitário (CONSUN), a perspectiva é de que o Presidente Lula nomeie o primeiro nome da lista, em conformidade com o compromisso assumido com reitores e reitoras durante sua primeira reunião com a Andifes, em 19 de janeiro de 2023. A partir daí, a professora Ursula Silva, o professor Eraldo Pinheiro e a equipe que assumirá a gestão em janeiro de 2025 terão pela frente novos desafios. Em entrevista, a futura reitora da UFPel apresentou algumas das principais metas de sua gestão para os próximos quatro anos.

“É importante destacar, antes de tudo, que nossa gestão será para todas as pessoas da nossa UFPel. Precisamos promover uma grande reaproximação, mantendo um diálogo contínuo com a comunidade acadêmica. O processo eleitoral revelou insatisfações e demandas por melhorias na universidade que precisam ser reconhecidas e atendidas”, afirma Ursula. “Sabemos das dificuldades orçamentárias enfrentadas, mas lutaremos constantemente pela captação de recursos, alternativas e inovações para implementar nosso plano de gestão.” Ela ainda destaca que “a UFPel está em um momento importante de expansão com as novas obras anunciadas pelo Presidente Lula pelo PAC Universidades.”

Entre os principais desafios da nova reitora estão a melhoria das estruturas universitárias, pois o déficit do orçamento entre 2016 e 2022 prejudicou a manutenção dos espaços. Segundo a futura reitora a melhoria da infraestrutura é importante para aumentar a qualidade do ensino, da pesquisa, da extensão, da inovação, das ações afirmativas, da sustentabilidade e da responsabilidade socioambiental. “O maior desafio será aproximar as pessoas, estabelecer diálogos e trabalhar em prol da universidade. Precisamos integrar as diferentes vozes e perspectivas da comunidade acadêmica, unindo todos em torno de objetivos comuns, com prioridade ao interesse público e ao papel transformador da educação”, destaca.

Outro ponto crucial será a atenção às questões de evasão e o fortalecimento das políticas de permanência. Ursula também pretende criar uma Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade, promovendo a inclusão e diversidade na universidade, além de capacitar o corpo docente e técnico para lidar com essas temáticas com maior qualidade.

Entre as metas estruturais, a construção de um novo hospital e a execução de diversas obras aprovadas no PAC das universidades são prioridades para fortalecer o trabalho da instituição. “Também enfrentamos necessidades de infraestrutura, como salas de aula, laboratórios e espaços de convivência, que promovam a integração nos diferentes campi. Queremos qualificar nossos restaurantes universitários, ampliar as ações de extensão e pesquisa com impacto na região e fortalecer nosso compromisso com o desenvolvimento regional, social e econômico. A UFPel tem capacidade de ser maior em tamanho, em qualidade e em importância no Brasil e no exterior, pois estamos em uma região de fronteira.”

A futura reitora ainda destaca a importância de estreitar as relações com as escolas e investir na formação de professores, com o objetivo de criar uma Escola de Aplicação voltada à implementação de metodologias inovadoras de ensino. “Precisamos fomentar a internacionalização, fortalecer a Graduação e a Pós-Graduação, melhorar a qualidade acadêmica e promover uma maior integração entre estudantes, técnicos(as) administrativos e professores(as).”

Finalizando, Ursula reforça seu compromisso com a ideia que ela descreveu de uma universidade cidadã: “Estamos assumindo a responsabilidade de abrir as portas para um futuro melhor para nossa universidade. Com muito trabalho e determinação, estamos prontos para ouvir, dialogar e realizar.”

Publicado em 19/10/2024, nas categorias Destaque, Notícias.