Prevenção ao Rotavírus: campanha da UFPel alerta para cuidados com a saúde
Os cuidados com a saúde precisam ser intensificados dentro e fora da Instituição: é o alerta da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Em razão do surto de doenças causadas pelo Rotavírus em outubro, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, a UFPel reforça a necessidade de observar procedimentos de higiene, para a preservação da saúde de toda a comunidade. Hábitos como sempre lavar as mãos antes e depois de utilizar o banheiro e ao manipular alimentos, hidratar-se apenas com água tratada, filtrada ou fervida e descartar o lixo nos locais adequados são essenciais para evitar a contaminação.
O Rotavírus, nas suas formas mais graves, pode provocar desidratação, febre e a morte. Os sintomas mais comuns são vômitos repentinos, náusea, diarreia, febre alta e dores abdominais. A transmissão do vírus ocorre pelo contato com a pessoa infectada, ingestão de água e alimentos contaminados e pela respiração, em contato com partículas geradas pela fala, espirros, tosse. Em caso de suspeita, orienta a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), é preciso procurar imediatamente atendimento médico.
Restaurantes Universitários
Usuárias ou usuários dos Restaurantes Universitários (RUs), com suspeita de contaminação, devem comunicar a sua situação de saúde à gerência, para as devidas providências. O processo é realizado por formulário eletrônico. Os RUs guardam diariamente amostras de todos os alimentos servidos em cada uma das refeições, por 72h. Em caso de necessidade, os produtos poderão ser analisados. As orientações detalhadas sobre a campanha preventiva estão disponíveis na página da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.