Início do conteúdo

UFPel e UCaldas celebram convênio com participação no Festival Internacional CiMa em Manizales

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está marcando presença na XI edição do Festival Internacional CiMa, evento organizado por docentes e discentes da UCaldas, que acontece em Manizales, na Colômbia. O professor Rafael Velloso, do Bacharelado em Música da UFPel, está na Colômbia participando do evento, representando a instituição e celebrando um convênio assinado no início deste ano com a Universidade de Caldas (UCal). O acordo visa promover o intercâmbio acadêmico e cultural entre Brasil e Colômbia, com um foco especial na música latino-americana.

O convênio foi formalizado no início deste ano e visa abrir novas possibilidades para a mobilidade acadêmica de docentes e discentes das duas universidades, permitindo que estudantes e professores explorem as tradições musicais dos dois países. O projeto de circulação e pesquisa abrange a música tradicional e instrumental da Colômbia e do Brasil, destacando as raízes em comum que une essas tradições musicais.

Estilos musicais como o Pasillo, o Bambuco colombiano e o Choro, surgiram da criação e modernização da cultura popular e dos músicos relacionados a ela, dos gêneros de dança europeus popularizados no século XIX. Esses gêneros musicais latino-americanos nasceram da adaptação dos músicos latino-americanos dessas formas musicais, criando acompanhamentos poli rítmicos e polifônicos que se conectam com a cultura africana nas Américas.

O professor do bacharelado em Música da UFPel, Rafael Velloso, comentou sobre não apenas participar do festival como músico e pesquisador, mas também como uma oportunidade de compartilhar seu conhecimento com a comunidade local. No dia 12 de setembro, ele se apresentará no Teatro do Banco de la República de Manizales com o projeto autoral “Nosso Choro” que inclui músicas inéditas suas e de outros compositores de choro de Pelotas. A apresentação contará com a colaboração de dois músicos colombianos da nova geração: o baterista Samuel Pérez e o guitarrista Leonardo Echeverry.

Rafael Velloso ressaltou a importância do convênio para o intercâmbio cultural. “Embora não tenha sido possível trazer músicos de Pelotas devido aos custos, a integração com músicos colombianos é extremamente positiva”, salientou.

Ao falar sobre o convênio entre a UFPel e a UCaldas o professor destacou que este é apenas o início de uma grande parceria, “Pretendemos que estudantes da Colômbia venham ao Brasil para estudar e que nossos alunos também possam vir à Colômbia para conhecer e tocar a música colombiana”, reiterou.

Além da apresentação, Rafael conduzirá uma conferência sobre improvisação na música instrumental brasileira, programada para sexta-feira, às 9h, no Óculo do Centro Cultural Rogelio Salmona.

Para mais informações sobre o Festival CiMa e o convênio entre a UFPel e a UCaldas, siga os perfis oficiais das instituições e dos eventos nas redes sociais:  @festcima @manizalesconciertos  @clubedochorodepelotas @centrodeartesufpel

Publicado em 09/09/2024, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Convênio, Internacionalização.