Equipes de voleibol entram na reta final de preparação para os JUGs

No próximo dia 10 de agosto, as equipes de voleibol da Universidade Federal de Pelotas viajarão rumo a Santa Maria para disputar a 44ª edição dos Jogos Universitários Gaúchos (JUGs). Tanto o time feminino quanto o masculino competirão em busca de uma vaga nos Jogos Universitários Brasileiros, que ocorrerão na cidade de Brasília (DF), em outubro.

Criado nos anos de 1990, o projeto de voleibol feminino da Universidade conta com uma longa e sólida trajetória dentro do cenário gaúcho. “Ao longo dos anos, [o projeto] teve diferentes finalidades atreladas ao ensino, pesquisa e extensão, contribuindo sempre para o fomento e o fortalecimento do voleibol regional”, afirma a professora Fernanda de Souza Teixeira, responsável pelas equipes femininas da instituição. Atualmente, o projeto conta com dois times: a chamada Seleção Universitária, composta apenas por acadêmicas que visam a disputa dos Jogos Universitários Gaúchos, comandada pela professora Ana Valéria Lima Reis; e a equipe da UFPel, que atua sob o comando do professor Anderson Tavares Meireles, possuindo um histórico de destaque dentro de competições estaduais da Liga Gaúcha de Voleibol, além de participar anualmente do campeonato aberto de voleibol de Porto Alegre, no qual, em 2023, conquistou a terceira colocação na série A.

A equipe masculina, por sua vez, é considerada bem mais jovem dentro do âmbito competitivo, tendo sido criada em 2023, a partir da busca dos próprios alunos da Universidade por um time competitivo de voleibol, como relembra o professor Rodolfo Novellino Benda, coordenador do projeto de voleibol masculino da UFPel.

Mesmo com uma formação recente, a equipe masculina possui uma estrutura bastante sólida. Contando com uma comissão técnica formada por alunos de graduação e pós-graduação, o time estabeleceu parcerias com grupos do curso de Fisioterapia, que realizam um trabalho preventivo e de recuperação de lesões, e Nutrição da universidade, responsável pela avaliação e preparação nutricional dos atletas.

Atualmente, tanto a equipe feminina quanto a masculina realizam dois treinos semanais em suas preparações para o JUGs 2024, nas dependências da Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia (ESEF). Contudo, devido às tragédias climáticas que atingiram o estado, o cronograma de treinos precisou ser alterado, como conta a Fernanda: “Está sendo um ano de reformulação da equipe, dada a formatura de várias das atletas que vinham participando nos quatro anos anteriores. Os treinamentos iniciaram no final de janeiro, e a equipe já estava praticamente formada em abril, com competição organizada para o início de maio a fim de ganhar ritmo de jogo e conjunto. Entretanto, com as inundações, com o retorno de várias das atletas às suas cidades de origem e a mudança da data do JUGs, houve uma desmobilização importante que tem afetado o andamento do grupo”, como aponta também Benda. “Não só nós, mas todas as universidades tiveram um período sem treinamento em razão dos eventos da crise climática e isso acabou atrapalhando bastante o ritmo de treino”, comenta.

Apesar dos desafios, a expectativa para os Jogos Universitários Gaúchos continua bastante alta, tanto para a jovem equipe masculina, que disputará sua segunda edição do JUGs neste ano e buscará uma vaga no pódio, apostando na experiência adquirida desde a última, quanto para a experiente equipe feminina que busca representar a Universidade da melhor forma possível e preparar a equipe para uma disputa acirrada no próximo ano. “Temos várias atletas jovens que poderão seguir representando a universidade pelo menos nos próximos dois anos. E deixamos aqui o convite para o engajamento em treinamentos e a participação em competições da modalidade buscando o aprimoramento dos níveis técnico-táticos. E para todas as estudantes que queiram representar a sua instituição nos próximos anos”, enfatiza Fernanda.

Publicado em 16/07/2024, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Divisão de Esportes.