Ingresso na UFPel: Pave 2024 está com as inscrições abertas

O Programa de Avaliação da Vida Escolar (Pave), uma das formas de ingresso nos cursos de graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), está com as inscrições abertas. O Processo Seletivo Seriado oferece mais de mil vagas, distribuídas em 103 cursos presenciais da Instituição. Para a edição de 2024, em razão do contexto de calamidade pública no Rio Grande do Sul, o processo será totalmente gratuito. Estudantes do Ensino poderão garantir a sua participação no Processo Seletivo, via Internet, até 7 de outubro.

O Processo Seletivo Seriado é organizado em três etapas anuais, correspondentes a cada ano do Ensino Médio. Para concorrer às vagas destinadas ao Pave, são necessárias pelo menos duas participações. Os pesos na nota final são progressivos: a primeira prova do Pave abrange cerca de 17% da pontuação. A Etapa 2, aproximadamente 33%. Já a terceira, obrigatória, em torno de 50%. Além das 32 questões, comuns às outras fases, a Etapa 3 inclui prova de redação.

As vagas do Pave, conforme a Pró-Reitoria de Ensino da UFPel, costumam ser menos concorridas que as destinadas ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que se utiliza da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No processo seriado, há reserva de 90% a estudantes provenientes da rede pública, de acordo com a renda, a origem étnico-racial e/ou se tratar de pessoa com deficiência (PCD).

Inscrições gratuitas

Todas as informações sobre o Pave 2024 e os formulários de inscrição podem ser acessados na página dedicada ao Processo Seletivo: https://wp.ufpel.edu.br/pave/.  O Pave 2024 será totalmente gratuito: após o preenchimento dos dados pessoais, o sistema emitirá boleto com valor nulo (R$ 0,00), apenas para fins de a candidata ou candidato tê-lo consigo para fins comprovação da inscrição.

Datas de aplicação das provas

A prova referente ao Pave 1 será aplicada em 30 de novembro. Já as provas das etapas 2 e 3, em 1º de dezembro. No caso de dúvidas sobre o Processo Seletivo, a UFPel elaborou o Guia Pave 2024. Também é possível solicitar assistência pelo Sistema de Atendimento, com o tópico de ajuda “Pave”. Mais informações podem ser acessadas na página institucional do Programa ou nos canais do Pave nas redes digitais (@paveufpel).

Publicado em 12/07/2024, nas categorias Destaque, Manchete, Notícias.
Marcado com as tags Comunidade Externa, Ensino, Pró-Reitoria de Ensino.