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Situação dos(as) trabalhadores(as) da UFPel frente à calamidade que assolou o RS

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas PROGEP/UFPel realizou levantamento para mapear a situação dos(as) trabalhadores(as) da UFPel sobre as necessidades emergenciais devido à crise climática que, embora tenha finalizado sua fase crítica no Estado, os prejuízos deixados ainda exigem atenção e dedicação da nossa comunidade. Participaram servidores(as) docentes e técnicos(as) administrativos(as), trabalhadores(as) terceirizados(as) e empregados(as) públicos(as) – EBSERH.

A iniciativa objetivou direcionar ações de acolhimento e enfrentamento aos impactos materiais e emocionais da nossa comunidade de trabalhadores(as), bem como àquelas ações necessárias para aqueles(as) trabalhadores(as) que se encontram impossibilitados(as) de retorno ao trabalho, seja remoto ou presencial até o momento.

Contamos com a participação efetiva de todas as Unidades vinculadas à UFPel, demonstrando que o levantamento alcançou todo o público-alvo. Dentre os respondentes, 62 trabalhadores/as (29,4%) informaram ter saído de suas casas e ficaram abrigados em hotel, casa de familiares ou amigos. Também identificou-se que 36 trabalhadores/as (49,3%) retornaram para suas casas e essas se encontram em condições adequadas e 37 trabalhadores/as (50,7%) informaram que as casas se encontram com necessidades de reparos.

Sobre a situação psicológica, dentre os respondentes que informaram ter suas vidas afetadas emocionalmente, a maioria afirma não necessitar de acompanhamento psicológico.

De acordo com a realidade mapeada na situação individual vivenciada pelos(as) servidores(as), a PROGEP já iniciou o contato com esses e com as respectivas chefias, com objetivo de acolhimento e instrução de atuação, visando à manutenção das necessidades básicas dos(as) servidores(as) atendidas e o respaldo no que tange ao registro da frequência.

Informamos, por oportuno, que seguimos discutindo junto ao Ministério da Gestão e Inovação a possibilidade de licença remunerada temporária para servidores(as) que tenham perdido entes queridos ou bens materiais devido à enchente, enquanto isso buscamos alternativas internas com vistas a amparar a nossa comunidade universitária.

Reforçamos o acolhimento psicossocial na PROGEP UFPel pelos canais de atendimento saude.servidor@ufpel.edu.br ou pelo whatsapp 53-981165758

Acesse os dados extraídos no dia 10 de junho no link abaixo:

Prévia levantamento UFPEL

Publicado em 11/06/2024, nas categorias Destaque, Notícias.