UFPel firma acordo com a Defensoria Pública da União para otimizar os processos de solicitações de medicamentos

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Defensoria Pública da União (DPU) estabeleceram um acordo para aprimorar o acesso e promoção do uso racional de medicamentos pela população. A assinatura ocorreu na quarta-feira (6), no Gabinete da Reitoria.

De acordo com o coordenador do projeto, Claiton Lencina, o projeto qualificará o serviço prestado pela DPU para as pessoas que precisam de um medicamento, mas não têm condições de pagar. “O projeto fará um estudo da situação clínica do paciente e do medicamento prescrito, dando um parecer tentando antecipar qual seria o êxito do deferimento da judicialização, podendo inclusive sugerir outros medicamentos que já estão em lista pública. Isso poderá acelerar os processos, diminuindo o tempo de espera do paciente ao passo que uma judicialização pode demorar muito mais tempo”, explicou.

Em sua fala, a reitora Isabela Andrade enfatizou o pioneirismo do projeto e agradeceu o empenho da equipe. “Não estamos desenvolvendo apenas um produto para ficar guardado na Universidade, mas sim para que seja aplicado efetivamente na resolução de problemas reais da comunidade”, afirmou.

O defensor público Junior Amaral, expressou sua confiança no sucesso da parceria. “Esperamos poder contribuir com a pesquisa e que esta, por sua vez, possa beneficiar a nossa prática, para que a DPU possa ofertar um serviço público de maior qualidade para a população de Pelotas e região”, destacou.

Já o pró-reitor de Extensão e Cultura, Eraldo Pinheiro, destacou dois aspectos importantes para a atual gestão: a formação de estudantes e a integração com a comunidade. “Portanto, este projeto reflete exatamente o que consideramos ser o papel da Universidade. Isso nos traz satisfação e nos motiva a continuar trabalhando”, observou.

O ato de assinatura contou com a presença da reitora Isabela Andrade, do pró-reitor de Extensão e Cultura, Eraldo Pinheiro, do chefe de Gabinete, Rafael Rutz, do defensor público, Alexandro Corrêa, do defensor público, Junior Amaral, do diretor do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos, Wilson Filho, da coordenadora do curso de Farmácia, Juliane Monks da Silva, do coordenador do projeto, Claiton Lencina, do coordenador adjunto do projeto, Paulo Correa, e dos estudantes Maurício Filho e Lizandra Santos.

O projeto

Intitulado “Inserção da assistência farmacêutica no auxílio da qualificação das demandas de judicialização de medicamentos”, o projeto objetiva promover o uso racional de medicamentos e de recursos despendidos na judicialização de medicamentos, buscando equacionar e otimizar as solicitações encaminhadas por meio da via judicial em locais que forneçam serviço de acolhimento jurídico gratuito, como a Defensoria Pública da União, seccional de Pelotas/RS.

Além disso, busca igualmente, promover a interação entre academia e o âmbito da judicialização de Medicamentos por meio de cooperação técnico-científica entre Universidade Federal de Pelotas e instituições ligadas ao tema tais como o Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul (CRF-RS) e a Defensoria Pública da União.

A partir dos resultados alcançados, pretende-se melhorar os resultados de saúde na população envolvida, bem como, quiçá, possibilitar a abertura de campos de atuação farmacêutica, seja na forma de estágio ou demais parcerias que objetivem a qualificação das ações de judicialização de Medicamentos no âmbito específico da assistência farmacêutica.

Participarão do projeto Defensores(as) da Defensoria Pública da União, representação do Conselho Regional de Farmácia-RS, além de docentes e discentes do Curso de Farmácia da UFPel com possibilidade de ampliação e implantação de um programa permanente.

Publicado em 17/03/2024, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Curso de Farmácia, Extensão, Extensão e Cultura, Farmácia.