Evento de música ao vivo na sala de cinema ocorre na terça, 12 de março, em Pelotas

Projeto Sotaques do Choro promove show do Núcleo de Pesquisa em Choro da UFPel e exibição do documentário musical sobre o grande flautista do choro, Plauto Cruz.

Os amantes do choro podem comemorar: na terça-feira, 12 de março, Pelotas recebe o projeto Sotaques do Choro, que promove no CineArt o show do Núcleo de Pesquisa em Choro da UFPel, seguido da exibição do documentário musical Plauto, um sopro musical. O evento, que estreou em janeiro em Salvador, visa criar um elo entre a música e o cinema, trazendo para a sala de exibição uma experiência única e inédita, vem de encontro com uma excelente notícia: o reconhecimento do gênero como Patrimônio Cultural do Brasil. No dia 29 de fevereiro de 2024 o Choro foi reconhecido por unanimidade pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, presidido pelo Iphan, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, como parte da cultura e história brasileiras.

Promovido pela distribuidora Lança Filmes, Sotaques do Choro totalizará uma circulação por 21 cidades brasileiras realizando apresentações de artistas e grupos locais do estilo, disseminando um intercâmbio entre os amantes deste gênero genuinamente brasileiro, valorizando a cultura de cada região e contribuindo para o legado da história do Choro. Até agora a ação passou por 13 municípios de 10 estados brasileiros, com 76 músicos envolvidos, em uma programação com mais de seis horas de música, 17 horas de cinema e um público de mais de 500 pessoas.

Em Pelotas, o público poderá conferir a performance do Núcleo de Pesquisa em Choro da UFPel, projeto de pesquisa artística sobre o gênero musical no sul do Brasil, que inclui ações de ensino, pesquisa e extensão em parceria com o Clube de Choro de Pelotas. Além do mapeamento e preservação do choro no extremo Sul do país e das publicações resultantes da pesquisa, promove os Encontros no Choro, oficinas de música gratuitas para a comunidade – de músicos profissionais a iniciantes. O grupo é formado por Dani Ortiz – Pandeiro, Lucas Borba – Violão, Humberto Schumacher – Violão, Neverton Fernandes – Cavaco base e Pedro Nogueira – Cavaco Solo, sob a coordenação do professor Rafael Velloso – Saxofone Tenor e Raul Costa d´Avila – Flauta, alunos e professores bacharelado em música popular da UFPel. No projeto Sotaques do Choro, será apresentada a pesquisa Regionais do Sul: Repertórios e Formações no Sul do Brasil, incluindo dois temas do Plauto Cruz, Choro Clássico e Choro Sinfônico, além de composições dos gaúchos Avendano Jr e Octávio Dutra.

Lançado nas salas de cinema em 2023, Plauto, um sopro musical, apresenta a virtuosa trajetória de Plauto Cruz (1929 – 2017), uma das figuras mais renomadas do choro no Brasil. Mestre da flauta, iniciou a carreira na Era de Ouro do Rádio, acompanhando nomes como Ângela Maria, Orlando Silva, Elis Regina, Lupicínio Rodrigues, Carlos Galhardo, Nelson Gonçalves e Sílvio Caldas. Dirigido por Rodrigo Portela, roteiro de Márcio Schoenardie e produção de Carlos Peralta, o documentário da Guarujá Produções usa elementos de ficção e musical, entrelaçando arquivos históricos com cenas ficcionais que reconstituem a notável jornada musical de mais de 40 discos gravados e 60 prêmios em festivais como flautista e compositor.

O evento inicia às 19h, com ingressos a R$ 10,00 à venda antecipadamente pelo link. O projeto ocorre no mesmo dia em Barbacena e Betim e segue para Porto Alegre, Rio de Janeiro e Brasília na quarta, 13 de março, e Maceió no dia 14. Mais informações em https://www.lancafilmes.com.br/.

Sotaques do Choro em Pelotas – show com Núcleo de Pesquisa em Choro da UFPel + exibição do filme musical sobre o grande flautista Plauto Cruz
Terça-feira, 12 de março, 19h
CineArt – Rua Andrade Neves, 1934 Centro
Ingressos a R$ 10,00, à venda antecipadamente online – Sujeito à lotação da sala

Publicado em 11/03/2024, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Choro, Cinema, Música.