Professores e estudantes já podem fazer a avaliação dos cursos de graduação da UFPel

A Comissão Própria de Avaliação da Universidade Federal de Pelotas (CPA/UFPel), em acordo com seu papel de responsável pela autoavaliação no âmbito da instituição, elaborou um novo instrumento de avaliação dos cursos de graduação da Universidade. O instrumento foi enviado para o e-mail dos professores e estudantes através do remetente survey@ufpel.edu.br com um link para o formulário que poderá ser respondido até o dia 8 de abril.

De acordo com a pró-reitora de Ensino, Fátima Cóssio, os procedimentos de avaliação educacionais e administrativos permitem que educadores e administradores identifiquem áreas de força e fraqueza no sistema educacional, no currículo e nas práticas pedagógicas. Isso possibilita a implementação de melhorias e intervenções direcionadas para promover uma educação de qualidade. “Deste modo, salienta-se a relevância do trabalho da CPA, que busca através de dados objetivos orientar a tomada de decisões da IEs. A comunidade acadêmica contribui com este trabalho por meio da sua participação ao responder aos formulários enviados pela CPA, fornecendo informações valiosas que permitirão implementar melhorias e intervenções direcionadas para garantir um ambiente educacional de qualidade. Acreditamos na importância da voz da comunidade acadêmica para moldar o futuro de nossa universidade e oferecer uma experiência educacional de excelência para todos e todas”, disse.

A existência de mecanismos de autoavaliação é um dos parâmetros considerados nos processos de reconhecimento dos cursos de graduação, bem como da sua renovação (Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação – Presencial e a Distância – Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento, out 2017).

A autoavaliação é uma obrigação legal imposta aos cursos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Sua utilização pode fornecer importantes subsídios para que o curso atenda, cada vez mais, aos anseios de sua comunidade acadêmica e da sociedade como um todo.

O desenvolvimento dos formulários foi realizado em parceria com a Coordenação de Desenvolvimento Institucional Participativo da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (CDIP/Proplan).

Saiba mais sobre a CPA aqui.

Publicado em 07/03/2024, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Comissão Própria de Avaliação, CPA.