Patrimônio documental da UFPel em atenção com a participação no Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) é uma das instituições que compõem a Subcomissão de Coordenação do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo (SIGA), do Ministério da Educação, que propõe estruturar, de forma sistêmica, a gestão de documentos no âmbito dos órgãos e entidades da administração pública federal.

O SIGA tem como principais finalidades racionalizar a produção e reduzir os custos operacionais e de armazenagem da documentação, fortalecer os serviços arquivísticos, preservar o patrimônio documental e garantir o acesso aos documentos de forma ágil e segura. O Sistema é integrado pelo arquivo nacional como órgão central, por órgãos setoriais e também pelos seccionais, como é o caso das unidades responsáveis pela coordenação das atividades de gestão de documentos e arquivos das universidades públicas federais.

Pela UFPel, atuam como representantes institucionais na Subcomissão MEC/SIGA os servidores Flávio Villela de Oliveira (titular) e Alessandro Aquino Dias (suplente) que, recentemente, participaram de encontro com o serviço de acompanhamento das representações institucionais da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC) visando integração, trocas e atualizações.

A equipe do setor vem, gradativamente, concretizando um plano de melhorias a partir das orientações técnicas emanadas do sistema nacional, ao que se somam ações de valorização da documentação institucional a partir de parceria interna com cursos afins.