Avança a organização institucional para atuação na Reserva Biológica de Mato Grande, em Arroio Grande

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está desenvolvendo estratégias para atuação integrada na Reserva Biológica de Mato Grande, no distrito de Santa Isabel, em Arroio Grande (REBIO-MG/RS). Um encontro no dia 19 debateu aspectos relativos à Reserva, possibilidades de ações conjuntas e de viabilização de recursos para as atividades.

A partir de análises e das ideias surgidas foi combinado que, antecedendo a elaboração dos Projetos que constituirão um Programa unificado, será realizada no mês de março uma visita para conhecer o espaço, a infraestrutura existente e identificar, in loco, as possíveis ações. Na mesma oportunidade, também será realizada mais uma reunião de planejamento e de aproximação com a equipe da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA).

O encontro realizado também ensejou um primeiro passo para a auto-organização do grupo até então articulado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC), com a definição da coordenação dos trabalhos pelo professor Jeferson Vizentin-Bugoni, do Instituto de Biologia (IB).

Além dos docentes já participantes, outros poderão se somar ao coletivo agregando novas áreas de conhecimento, assim oportunizando atenção às diversas necessidades da unidade de conservação e da comunidade residente.

A UFPel mantém representação institucional no Conselho Consultivo da REBIO-MG e as servidoras representantes integram o grupo agora constituído, o que reforçará as iniciativas universitárias planejadas e a colaboração da UFPel na concretização do necessário Plano de Manejo da Reserva.

O encontro do dia 19 contou com a presença dos professores Sebastian Felipe Sendoya Echeverry, Luiz Ernesto Schimdt, Marco Gottschalk, Marco Antonio Tonus Marinho, Raquel Ludtke, Ana Maria Rui e Jeferson Vizentin-Bugoni, todos do IB, Cláuber Gonçalves dos Santos (Faculdade de Direito), Edvânia Correa Alves (Instituto de Ciências Humanas – ICH) e Erika Collischonn (ICH), juntamente com técnicas da PREC.

Outras informações e contato em representa@ufpel.edu.br.