Sociedade Civil Organizada pode participar da melhoria do ensino na UFPel integrando a Comissão Própria de Avaliação

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está com inscrições abertas para novos representantes da sociedade civil organizada em sua Comissão Própria de Avaliação (CPA). Pessoas que têm interesse em colocar a opinião de sua instituição sobre o que ocorre na UFPel e, ainda, contribuir na melhoria desses processos, podem se candidatar a um posto no grupo.

A CPA é totalmente autônoma e coordena a Autoavaliação Institucional na UFPel. Tem a missão de produzir conhecimentos, refletir sobre as atividades cumpridas pela instituição, identificar as causas dos seus problemas, aperfeiçoar a consciência pedagógica e capacidade profissional do corpo docente e técnico-administrativo, fortalecer as relações de cooperação entre os diversos atores institucionais, tornar mais efetiva a vinculação da instituição com a comunidade, além de prestar contas à sociedade.

A Comissão reúne-se quinzenalmente e conta com a representação de três estudantes, três docentes, três técnico-administrativos e três representantes da sociedade civil organizada. Para esta última categoria, as inscrições estão abertas até o dia 31 de março. Basta à pessoa interessada ser representante de uma entidade com CNPJ.

O envolvimento da sociedade civil organizada, além de contribuir nos processos avaliativos, é levado em consideração pelo Ministério da Educação no momento de atribuir notas aos cursos da Universidade. “A participação na CPA é uma oportunidade de fazer a diferença na melhoria do ensino na UFPel”, explica a presidente da CPA, Rosana Ávila Pereira Chollet.

A CPA atua nos eixos “Planejamento e Avaliação Institucional”, “Desenvolvimento Institucional”, “Políticas Acadêmicas”, “Políticas de Gestão” e “Infraestrutura Física”.

Mais detalhes sobre o papel da Comissão e as atribuições dos integrantes podem ser consultados no site da CPA.

Inscrições

O período de inscrições vai até 31 de março. Serão eleitos três membros titulares com seus respectivos suplentes. O mandato será de dois anos. Os editais (original e de prorrogação), com todas as informações a respeito, podem ser acessados aqui:

Edital 062023 – CPA

Edital de Prorrogação – CPA