UFPel amplia possibilidades de internacionalização em Cuba

Entre os dias 05 e 09 de fevereiro, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) esteve representada no 14º Congresso Internacional de Educação Superior – Universidade 2024 e 4ª reunião preparatória da Conferência Regional de Educação Superior (CRES+5). As atividades ocorreram em Havana, Cuba. A reitora da UFPel, Isabela Fernandes Andrade, integrou a comitiva da Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) nessa missão internacional.

A ANDIFES é formada por 69 instituições federais de ensino superior brasileiras. E, nos encontros, 24 delas estiveram representadas através de 20 reitoras e reitores e quatro vice-reitoras e vice-reitores.

O objetivo principal da missão era a participação no 14º Congresso Internacional de Educação Superior – Universidade 2024, organizado pelo Ministério de Educação Superior de Cuba, cuja temática versou sobre Educação Superior do Futuro: transformação social, qualidade, relevância e sustentabilidade. Estiveram presentes delegações de 40 países.

Além disso, em paralelo ao evento, foi realizada a 4ª reunião preparatória da CRES+5, a ser realizada de 13 a 15 de março de 2024, em Brasília/DF.

No dia 05, reitores e reitoras brasileiros foram recebidos pelo embaixador do Brasil em Cuba, Christian Vargas. Na ocasião, os representantes dialogaram sobre investigações desenvolvidas no Brasil e em Cuba e acerca das possibilidades de estreitar laços com o país.

Neste mesmo dia, o grupo foi recebido pelo presidente da República de Cuba, Miguel Díaz-Canel, acompanhado pelo ministro de Educação Superior, Walter Baluja Garcia, o qual foi responsável por proferir a conferência de abertura oficial do Congresso: “A Contribuição do Ensino Superior para o Desenvolvimento Socioeconômico das Nações: a experiência cubana”.

A internacionalização e a inovação foram fortemente destacadas na reunião preparatória da CRES+5, e se apontou a necessidade de ampliar a mobilidade estudantil e também de diversificar o perfil dos estudantes atendidos.

No dia 07, reitoras e reitores brasileiros participaram de reunião com a reitora da Universidade de Havana. Na ocasião, foi enfatizado que o governo de Cuba tem o foco no desenvolvimento e na formação de talento humano. Os temas inovação e empreendedorismo estão em pauta entre os principais projetos em desenvolvimento pela Instituição atualmente. Uma curiosidade: mais de 60% da força laboral e dos cargos diretivos é formado por mulheres na Universidade de Havana.

De acordo com a reitora Isabela Andrade, atendendo a demanda do governo federal, o país está restabelecendo relações com Cuba através de suas instituições de ensino. Ao longo da semana, a dirigente da UFPel firmou protocolos de intenções para proporcionar programas de cooperação técnica aos servidores, servidoras e estudantes com sete instituições: Universidade de Havana (UH), Universidade de Guantánamo (CUG), Universidade de Ciências da Cultura Física e do Esporte (UCCFD), Escola Superior de Quadros Estaduais e Governamentais (ESCEG), Universidade de Ciências Médicas de Havana (UCMH), Universidade das Artes (ISA) e Universidade Tecnológica de Havana “José Antonio Echeverría” (CUJAE). “São muitas possibilidades envolvendo ações de internacionalização”, celebrou a reitora.