UFPel promove curso “Caminhografia Urbana às Margens do Canal São Gonçalo”

Nos dias 22 e 23 de fevereiro, será realizado o curso de curta duração “Caminhografia Urbana às Margens do Canal São Gonçalo”, promovido pelos grupos de pesquisa e programas DES..LOC.C. – Deslocamentos, Observâncias e Cartografias Contemporâneas, Cidade+Contemporaneidade e Lugares Livro, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PROGRAU) e Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes), todos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

O objetivo do curso, de 30 horas, é experimentar a caminhografia urbana como método de registro, jogo e criação pelas margens do canal São Gonçalo (Pelotas-RS), a fim de aprender com as práticas das comunidades tradicionais e habitantes do lugar. Mais informações sobre o curso estão disponíveis neste site. As inscrições podem ser realizadas por formulário eletrônico.

A atividade faz parte do projeto de internacionalização “Caminhografias Urbanas nos Confins da América do Sul: criando pistas para políticas públicas com povos e comunidades tradicionais que habitam a margem das cidades de Marabá/BR, Pelotas/BR e Comodoro Rivadavia”, envolvendo instituições do Brasil e Argentina.

O financiamento é feito pelos Editais “Chamada Pública MCTI/CNPq nº 14/2023 – Apoio a Projetos Internacionais de Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação” e “Chamada CNPq/MCTI nº 10/2023 – Universal Faixa B – Grupos Consolidados”.

O projeto é coordenado pelos professores Eduardo Rocha (PROGRAU/UFPel), Eduarda Gonçalves (PPGArtes/UFPel), Silvia Helena Cardoso (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – UNIFESSPA) e Juan Manuel Diez Tetamanti (Universidade Nacional da Patagônia San Juan Bosco – UNPSJB).