Iniciativa busca aproximar Relatório de Gestão da UFPel à comunidade

Publicado anualmente por exigência do Tribunal de Contas da União, os relatórios de gestão são documentos emitidos por órgãos públicos descrevendo sua atuação em determinado ano. Devido aos conteúdos exigidos por lei, seu volume pode chegar a centenas de páginas, o que, muitas vezes, desencoraja seu estudo por parte da comunidade. “É uma leitura considerada, de certa forma, enfadonha”, define o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da UFPel, Paulo Ferreira Júnior.

Entretanto, o relatório é um importante instrumento de prestação de contas à comunidade, conforme lembra Claiton Lencina, dirigente da Coordenação de Desenvolvimento Institucional Participativo (CDIP), setor da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (Proplan) à frente da elaboração do documento. “Daí veio a ideia de traduzirmos esse documento pesado em algo mais enxuto, mais gráfico”, conta o coordenador.

O objetivo é deixar as informações contidas no material enviado ao TCU em uma linguagem mais próxima dos membros da comunidade acadêmica e da sociedade em geral. “É agir com transparência”, destaca Ferreira. Assim, além de cumprir a exigência formal, também busca-se realizar uma prestação de contas do relevante serviço prestado pela Universidade: “É possível ver onde está ocorrendo o nosso trabalho”, diz o pró-reitor.

Com essa finalidade, entrou em jogo a expertise do Suldesign Estúdio. “Em essência, o design é a viabilização de conteúdo, ou seja, é a maneira através da qual a informação é levada ao público, para que seja assimilada e compreendida”, pontua a professora Roberta Barros, diretora adjunta do Centro de Artes e docente dos cursos de Design da UFPel, que faz parte do projeto de ensino que abriga o Suldesign.

Usando dessa premissa, foi firmada essa parceria entre a Proplan e o estúdio para realizar esse processo. “O principal desafio foi o de criar um produto que não havia antes”, explica Roberta. Apesar de outras experiências já terem sido realizadas para promover esse acesso do público a relatórios mais densos, como o realizado com a revista com os resultados do primeiro Plano de Desenvolvimento Institucional da UFPel, a demanda para o Relatório de Gestão era o de um instrumento mais simples, visto que este é um documento emitido anualmente.

O consenso é que o material fosse de fácil compartilhamento, com visualização pelo celular. Foi assim que se chegou ao conceito de um arquivo em formato PDF que pudesse ser enviado por aplicativo de mensagens, como o WhatsApp. “Ali estariam condensadas as principais conquistas desse ano”, relata Ferreira. O coordenador da CDIP destaca que, obviamente, não é possível que todas as ações sejam expostas. “Escolhemos aquelas que trouxeram mais impacto”, diz Lencina.

“Essa interação com o Suldesign nos motivou a ver o Relatório de forma diferente”, destaca o coordenador. A realização dessa primeira iniciativa, realizada para o documento relativo ao ano de 2022 e emitido em 2023, já está sendo pensado para aquele que será publicado nas próximas semanas e relacionado a 2023. A ideia é que, após o criterioso trabalho feito, mas que acabou tomando um tempo mais longo, a elaboração do novo material seja mais célere.

O resumo do Relatório de Gestão de 2022 pode ser acessado clicando neste link.