Trabalho de Conclusão de Curso da UFPel faz parte de evento cultural em São Paulo

Na tarde de quarta-feira (24), a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) foi representada nacionalmente através do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) “Extra! Extra! A Companhia Negra de Revistas em cartaz: a trajetória da CNR e sua repercussão nos jornais da época” realizado pelo egresso Wesley Coutinho, do Curso de Teatro – Licenciatura/UFPel, na mesa temática “Processos contra-hegemônicos” durante o evento cultural “a_ponte – cena do teatro universitário”, na cidade de São Paulo.

O TCC, orientado pela pela professora Fernanda Vieira Fernandes, foi contemplado pelo 3° edição do edital a_ponte, realizado em 2023. O Trabalho acadêmico de Wesley visou realizar uma análise da Companhia Negra de Revistas (CNR), um grupo teatral negro ao qual existiu entre os anos 1926 e 1927 no Brasil. Com foco no gênero teatro de revista, o grupo fez  grande sucesso nacional durante o pouco tempo de sua existência. Ao longo de sua análise, Wesley estudou sobre a repercussão do grupo, sobretudo nas mídias da época, em diversos  jornais daquele período acerca das notícias, chamadas, manchetes, comentários e supostas críticas tecidas ao CRN, através de pesquisa em acervos históricos.

Escolhido entre diversos outros TCC’s inscritos no edital, o trabalho de Wesley também explorou temas pertinentes até hoje como o racismo e a  inclusão social, além de estudar sobre o teatro negro e a exclusão das pessoas negras na história do teatro brasileiro e nos currículos acadêmicos.

Realizado pelo Itaú Cultural, a 6° edição da a_ponte reúne estudantes de artes cênicas de todo o país, com o objetivo de promover a renovação da cena teatral. O evento, que ocorre entre os dias 23 e 27 de janeiro, conta com uma programação de seis espetáculos com grupos teatrais de todo o Brasil, mediações, bate-papos, formações e comunicações de trabalhos de conclusão universitários selecionados no ano de 2023.

Publicado em 24/01/2024, na categoria Notícias.
Marcado com as tags TCC.