Em edição única, UFPel oferecerá mais de 3,4 mil vagas no Sisu 2024

Entre os dias 22 e 25 de janeiro, estudantes que realizaram a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão concorrer a 3.429 vagas em 96 cursos de graduação da Universidade Federal de Pelotas. Será mais uma edição do Sistema de Seleção Unificado do Ministério da Educação, processo que provê o preenchimento da maior proporção de vagas da UFPel.

Em 2024, o Sisu terá uma diferença aos anos anteriores: haverá apenas uma edição, que concederá acesso a dois ingressos no ano letivo. Entretanto, os candidatos não poderão optar pelo semestre de ingresso: isso dependerá da sua colocação no curso desejado. Dessa forma, concorrerão às vagas de todo o ano com uma única inscrição.

– Confira cursos, número de vagas e semestre de ingresso no Termo de Adesão.

Podem participar desta edição do Sisu estudantes que realizaram a prova do Enem em 2023, obtendo nota da redação maior do que zero; os candidatos não podem ter declarado condição de treineiro.

Os resultados da chamada regular devem ser divulgados no dia 30 de janeiro. Selecionados na chamada regular deverão fazer a matrícula nos dias definidos no cronograma, prevista para ocorrer de 1º a 7 de fevereiro.

Aqueles que não forem selecionados na chamada regular podem optar por um dos cursos para continuar concorrendo às vagas pela lista de espera. A manifestação de interesse em integrar a lista ocorrerá de 30 de janeiro a 7 de fevereiro.

Houve alterações nas regras das vagas reservadas a estudantes de escolas públicas:
– quilombolas passaram a ser contemplados na reserva de vagas, sendo mantidas as demais reservas para pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência;
– a renda familiar bruta passou a ser de um salário-mínimo por pessoa;
– cotistas concorrem tanto nas vagas de cotas quanto na ampla concorrência, sendo selecionados prioritariamente tanto na chamada regular quanto na lista de espera, conforme o edital.

Informações sobre a matrícula podem ser encontradas neste link.

Os semestres letivos de 2024 tem a seguinte previsão de início:
– 2024/1: 15 de abril;
– 2024/2: 26 de agosto.

*O curso de Direito terá início do ano letivo em 11 de março.

Publicado em 04/01/2024, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags processos seletivos, Sistema de Seleção Unificada, SiSU.