Dezembro marca a campanha de prevenção ao câncer de pele

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no contexto da campanha de prevenção ao câncer de pele do Ministério da Saúde, que marca o calendário em dezembro, elaborou material informativo e relatório de ação realizada no Centro Agropecuário da Palma. O conteúdo aborda os riscos à saúde e à vida, como consequência da exposição ao sol sem a devida proteção,

Da CSQV/Progep:

“O Câncer de pele tem se tornado tema de debates e preocupação em todo o mundo devido ao aparecimento e crescimento entre o público trabalhador. Em um trabalho conjunto entre Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), foi identificado um dado que traz um alerta ao público trabalhador: uma em cada três mortes por cancro de pele não melanoma é causada pelo trabalho ao sol.

A exposição prolongada e sem proteção aos raios solares podem causar câncer de pele do tipo não melanoma. Esse tipo de câncer de pele é o mais comum no Brasil e possui alta chance de cura, desde que seja detectado e tratado precocemente. Os casos que não são tratados adequadamente podem se agravar e deixar alterações bastante expressivas na pele.

Diante disso, a Progep, através da Coordenação de Saúde e Qualidade de Vida (CSQV), incentiva que todos(as) os(as) trabalhadores(as) se cuidem e utilizem as formas de prevenção e detecção precoce. São elas: aplicar filtro com fator de proteção solar 30 ou superior na pele e também nos lábios e reaplicar a cada 2 horas; se possível, usar chapéu de abas largas, roupas que cubram o corpo e óculos com fator de proteção; procurar ou providenciar locais cobertos próximos do local de trabalho para realizar pausas e ter água disponível para hidratação; identificar se há manchas na pele que coçam, ardem, descamam, sangram ou feridas que não cicatrizam em até quatro semanas e procurar por atendimento especializado para uma avaliação.

Ação

Ação realizada no Centro Agropecuário da Palma

A fim de promover o cuidado relacionado a esta temática, a CSQV promoveu uma roda de conversa no Centro Agropecuário da Palma, em 21 de dezembro. O Centro Agropecuário fica localizado às margens da BR-116, mais precisamente no km 537, com uma entrada secundária pela Estrada do Pavão, Capão do Leão. O local foi escolhido após ser verificado que este possui grande área de trabalho externa, com exposição solar e que medidas de proteção devem ser utilizadas entre os(as) trabalhadores(as).

Durante a ação, foram elucidadas dúvidas sobre o tema, informado sobre fatores de risco, sinais sugestivos, locais de referência para avaliação e discutido sobre meios de promoção da prevenção durante a atividade laboral e entregue cartazes com orientações para serem fixados em pontos estratégicos da localidade. É importante ressaltar que o sucesso da cura se relaciona com a precocidade da identificação e tratamento tanto da lesão inicial quanto da recidiva, por isso atenção aos sinais!

Proteja-se e cuide de sua saúde.”