Internacionalização “em casa”: Disciplina aborda as respostas transnacionais à pandemia de Covid-19

Estudantes dos programas de pós-graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) podem se inscrever para a disciplina “Respostas transnacionais para a pandemia de Covid-19” (tradução livre). A oferta, para o primeiro semestre de 2024, resulta da articulação da UFPel com as Universidades de Pretoria (África do Sul) e Illinois Urbana-Champaign (Estados Unidos). A proposta de “internacionalização em casa”, em abordagem multidisciplinar, consiste em discutir as experiências de cada país no enfrentamento à pandemia de Covid-19.

A disciplina, de três créditos, será composta por 20 estudantes de cada Instituição. Cada um dos quatro módulo será ministrado por pesquisadoras e pesquisadores, das três universidades, com experiência específica em cada tema. Os conteúdos, respectivamente, abordam “Respostas em termos de saúde pública”, “Impacto econômico da pandemia”, “Respostas políticas e atores políticos” e “Comunicação e mídia durante a pandemia”.

Cada módulo é organizado em três semanas de atividades, com momentos on-line (em língua inglesa) e presencial (em língua portuguesa). A disciplina compreenderá o período de 7 de fevereiro a 30 de abril de 2024.

Inscrições

Estudantes da UFPel que tiverem interesse em cursar a disciplina devem enviar e-mail para disciplinatransnational@gmail.com até 14 de janeiro. É preciso que o assunto indique “Inscrição para disciplina transnacional”.

Conforme a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPel, será necessária a apresentação, no corpo do e-mail, de “breve manifestação de interesse com as principais motivações”, de comprovação de proficiência em língua inglesa e do link para o currículo lattes.