Documentário “Joël Candau: Trajetoria de um antropólogo da memória” será lançado na sexta-feira (15)

O documentário “Joël Candau: Trajetoria de um antropólogo da memória”, apoiado pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural (PPGMSPC) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), terá o seu lançamento oficial na sexta-feira (15), às 19h30, no Museu do Doce (Praça Coronel Pedro Osório, Casarão 8). A entrada é gratuita, com possibilidade de reserva pelo e-mail memoriapatrimonio@ufpel.edu.br.

Filmado em 2021 na França, o audiovisual de 45 minutos (legendas em português) acompanha o antropólogo Joël Candau nas paisagens rurais de vinhedos e vilarejos em Provença (sudeste da França). Durante a projeção, o professor emérito Universidade Côte D´Azur (França) explica como as memórias sensoriais e convivência familiar da sua infância formaram as suas pesquisas sobre rituais, cultura material e memória coletiva. Conforme o antropólogo, o “marco sensorial/memorial da socialização” na infância e adolescência é determinante na construção da memória e identidade individual e coletiva.

O documentário foi dirigido pela professora emérita da UFPel Maria Letícia Ferreira, com fomento do Programa Institucional de Internacionalização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação pública, vinculada ao Ministério da Educação (MEC), responsável por fiscalizar, avaliar e financiar os programas de pós-graduação do País