UFPel apresenta “Ionesco Suite : délires à treize” em leitura encenada

O projeto unificado com ênfase em pesquisa Leitura Dramática e FLE, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), está prestes a encerrar o ano com uma apresentação imperdível. Na próxima quarta-feira (13), às 20h, o Núcleo de Teatro UFPel, localizado na Rua Alberto Rosa, 580, será palco da leitura encenada “Ionesco Suite: délires à treize”.

Esta será a 11ª edição do Teatro em Francês, uma atividade realizada em conjunto pelos cursos de licenciatura em Letras Português e Francês, e licenciatura em Teatro, sob a competência das professoras Maristela Machado e Fernanda Vieira Fernandes.

O repertório deste ano será composto por obras do dramaturgo romeno Eugène Ionesco (1909-1994), um dos principais expoentes do teatro do absurdo. Serão lidas integralmente em francês três peças curtas: “Le Rhume onirique ou La Demoiselle de pharmacie”, “Les Grandes chaleurs” e “Les Connaissez-vous ?”, além de uma cena de “La Cantatrice chauve” (“A cantora careca” , 1950), o primeiro texto teatral escrito pelo autor.

Desde a primeira metade do século XX, as peças de Eugène Ionesco causam sensação: a recusa da psicologia, uma linguagem lúdica e desarticulada e personagens paródicos suscitam ao mesmo tempo o riso, o mal-estar e a polêmica. Movido pelo desejo de “deslocar o real” para realçar a estranheza do mundo, Ionesco põe em cena sentimentos exagerados, personagens-tipo habitados por forças antagonistas, obsessões obscuras vivendo situações absurdas em que a mensagem textual e cênica é dissonante.

O projeto de leituras encenadas foi criado pela professora Maria Laura Maciel Alves em 1975 com seus alunos do antigo ginásio. A partir de 1985, o projeto chega à UFPel. Ao deixar seu posto de professora universitária, Maria Laura continuou trabalhando com o teatro em seu curso particular. Em 2013, professoras e estudantes da UFPel se juntaram à sua Troupe Molière e criaram o projeto Teatro em francês, que hoje também compreende as ações do projeto Leitura dramática e FLE (Francês língua estrangeira). Após uma edição virtual durante a pandemia de COVID-19, trata-se da retomada do palco como espaço para a ação cênica e vocal. A troupe é composta por Andrea Gimenes, Fernanda Vieira Fernandes, Isabella Mozzillo, Kailany Damiani, Luiz Gustavo, Luiza Müller, Luiza Meirelles, Maisa Candaten, Mario Celso Pereira Junior, Márvin Machado, Mateus Camargo, Maristela Machado e Rafaela Lucas.

Serviço:

• Evento: “Ionesco Suite : délires à treize”
  • Leitura Encenada em Língua Francesa
  • Data: 13/12/2023 (quarta-feira)
  • Horário: 20h
  • Local: Núcleo de Teatro UFPel (Rua Alberto Rosa, 580)
  • Entrada: França
  • Distribuição de Senhas: No local, 30min antes da apresentação

Redes sociais do projeto: